- Publicidade -

Árvores recebem cartas de amor em Melbourne

Projeto criado para identificar problemas nas árvores urbanas tomou um rumo poético

Amor árvores
Todas as árvores de propriedade do conselho em Melbourne possuem um endereço de e-mail. | Foto: Cidade de Melbourne

A cidade de Melbourne, na Austrália, possui 70 mil árvores sob cuidados da gestão municipal. Com parques, jardins e ruas arborizadas, as áreas verdes são parte essencial da vida dos australianos. Entretanto, muitas árvores estão sob ameaça e, para mapear os desafios enfrentados, foi criado o projeto Urban Forest. O que começou com um objetivo prático culminou em um rumo poético: as árvores de Melbourne recebem, semanalmente, cartas de amor.

- Publicidade -

Secas, restrições severas de água e períodos de calor extremo são algumas das condições enfrentadas em diversas cidades ao redor do mundo. Em Melbourne não é diferente. Além da intensificação de extremos causados pelas mudanças climáticas, a cidade australiana em particular possui uma quantidade significativa de árvores com mais de 100 anos, que foram plantadas no mesmo período e que, portanto, perderão a saúde e precisarão ser removidas ao mesmo tempo.

A cidade calcula que perderá 27% da população atual de árvores na próxima década e 44% nos próximos 20 anos. Além da perda de cobertura, isso pode reduzir a quantidade de habitat disponível para a vida selvagem.

árvores saúde vida
Foto: Mayra Rosa / CicloVivo

Outro ponto está na falta de diversidade de espécies, que deixa a floresta urbana vulnerável a ameaças de pragas, doenças e estresse. Atualmente, a cidade é dominada por eucaliptos, corímbias, plátanos e olmos. Por isso, uma das metas concretas é justamente não ter mais de 5% de qualquer espécie de árvore, não mais de 10% de qualquer gênero e não mais de 20% de qualquer família.

Por outro lado, a renovação da arborização urbana já está ocorrendo. A cidade possui um cronograma de plantio que mostra quando, onde e quais espécies serão plantadas em cada rua nos próximos dez anos e é para compartilhar esta e outras informações de estratégia florestal que nasceu o site Urban Forest Visual.

- Publicidade -

Amor às árvores

O Urban Forest possui um mapa de cada árvore, que mostra o gênero e a idade, além de ser numerada. Há também uma opção que permite enviar e-mail para a árvore. Atualmente, todas as árvores de propriedade do conselho em Melbourne possuem um endereço de e-mail. Criado em 2012, trata-se de uma iniciativa para rastrear as manutenções de cada espécie. A ideia é que os próprios cidadãos, ao identificar algo estranho, pudessem indicar as árvores que precisarem de algum cuidado especial, porém os australianos começaram a usar o e-mail para escrever cartas de amor e poemas.

Em entrevista à ABC Radio Melbourne, o pesquisador da Monash University Julian O’Shea conta que conheceu uma funcionária que, entre outras funções, respondia às cartas “com bastante leviandade, muitas vezes com algumas piadas e trocadilhos com árvores”. Segundo ele, a ideia dela não era incorporar a sabedoria das árvores em suas palavras, ainda que muitas pessoas usem o canal para buscar conselhos e compartilhar sentimentos profundos.

Em 2018, a própria ABC compartilhou algumas das cartas recebidas pelo projeto. Traduzimos algumas abaixo:

- Publicidade -

Caro Magnificent River Red Gum,

Admiro você todos os dias quando passo a caminho do trabalho. Você parece estar por aí há algum tempo.

Você me parece ser substancialmente mais velho do que qualquer uma das outras árvores ao redor do Princes Park. Isso é verdade? Isso lhe dá direito a algum tratamento especial? Quantos anos você pode ter? Espero que você sobreviva a mim na terra dos vivos. Estou muito interessado em saber mais da sua história.

Cumprimentos e espero que tenham gostado da chuva neste fim de semana depois de um mês tão longo e seco.

Querida murta,

Eu sou seu maior admirador. Sempre quis conhecê-lo, mas, tragicamente, estou preso em Nova York.

Eu acho que você é a árvore mais bonita de todas, alta com uma copa aberta e convidativa. Adoro apenas sonhar com você, o cheiro de seus cachos de flores brancas, a visão de sua exuberante folhagem verde-escura e a sensação de sua casca estampada.

Você me inspira a viver a vida ao máximo e perseguir meus sonhos; você continua crescendo apesar das terríveis tragédias neste mundo. Você é amado e merece o mundo.

Amor, uma pessoa em Nova York.

Caro Carvalho Inglês,

Escolhi escrever para você devido à sua proximidade com o Shrine of Remembrance e que seu status é ‘desconhecido’.

Escrevo sobre um amigo meu… alguém que chegou a uma encruzilhada na vida. Para o mundo exterior ele tem controle, mas dentro dele pode parecer um labirinto com muitos caminhos possíveis, todos sem muita clareza ou luz.

Como posso ajudá-lo nesse momento de decisão e indecisão?

Obrigado velha árvore sábia.

Caro Moreton Bay Fig,

Você é lindo. Às vezes eu sento ou ando embaixo de você e me sinto mais feliz.

Adoro a maneira como a luz passa por suas folhas e como seus galhos descem tão baixos e largos que é quase como se você estivesse tentando me abraçar. É bom ter você tão perto, eu deveria tentar visitar mais vezes.

Querida,

Eu sei que as coisas podem ficar um pouco complicadas quando você só tem grama como companhia, mas hoje é o seu dia de brilhar! Feliz Dia Nacional do Eucalipto!

Seu amigo.

Caro Syzygium Lilly-Pilly,

Este não é um relatório sobre o seu bem-estar, caso alguém que esteja lendo esteja procurando problemas que precise corrigir. Esta é simplesmente uma carta para uma árvore, porque eu gostaria de alguém novo para conversar, um estranho, e que melhor estranho para escolher do que uma árvore que vive do outro lado do mundo?

Eu não moro na Austrália, moro na América e tenho toda a minha vida. Ainda nem saí deste país, embora gostaria um dia. Eu gostaria de viajar pelo mundo.

Mas agora, sou um adolescente, entrando no segundo ano do ensino médio e não sou um viajante do mundo. É tarde, e eu deveria estar dormindo. Eu tenho trabalhado hoje. Estou com meu pai, trabalhando em uma feira de arte no Colorado no fim de semana. Ele é um artista e faz cerâmica em tempo integral. Gosto de ajudar nas feiras com ele; os artistas são, na verdade, ótimas pessoas para se conviver. Eu gostaria de ser um artista quando for mais velho. Eu desenho, agora, só para mim. E eu tenho aulas de arte na escola. Mas um dia, gostaria de ser artista, como profissão.

As pessoas sempre falam do “artista faminto”, e posso garantir, não vai ser fácil, ser artista, por um emprego. Mas esse é o meu sonho. E o que são os sonhos se você não tem um pouco de medo deles?

Bem, eu deveria dormir. Já passa da meia-noite, o que normalmente não seria tão ruim para mim, mas tenho que acordar cedo amanhã e trabalhar. Vou escrever de novo, em breve, eu acho. Eu gostaria muito de ter uma árvore como amiga.

E talvez um dia eu viaje pelo mundo e te visite.

Atenciosamente, um amigo.

E você, se pudesse declarar o seu amor às árvores, o que você diria? Ainda que a finalidade inicial do e-mail tenha sido modificada, este é um belo exemplo de como a tecnologia pode nos aproximar e não nos afastar da natureza! Aliás, se quiser enviar sua carta acesse o site Urban Forest Visual.