- Publicidade -

Fernando de Noronha recebe seu 1º Fórum de Sustentabilidade e Turismo

Realizado pela Aguama Ambiental, evento busca soluções de desenvolvimento sustentável para proteger o arquipélago e suas comunidades

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha. Foto: iStock

Fernando de Noronha é um paraíso mundialmente conhecido. Passar uns dias na ilha é um convite ao encantamento e à reconexão com a natureza, protegida legalmente pelo poder público como Unidades de Conservação. Se a beleza do arquipélago salta aos olhos, as ameaças à este lugar único e suas comunidades, muitas vezes são desconhecidas.

- Publicidade -

Para garantir que o turismo e o desenvolvimento sustentável estejam conectados e que as praias e paisagens de Fernando de Noronha continuem preservadas e encantando pessoas do Brasil e do mundo, a Aguama Ambiental promove, entre os dias 26 e 27 de setembro de 2024, o I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha.

Serão dois dias de debates, troca de conhecimento e experiências, para apoiar a criação de estratégias e soluções a partir de diferentes perspectivas. Uma oportunidade para instituições privadas, públicas, ONGs, associações e comunidade local cocriarem uma nova realidade e um desenvolvimento mais sustentável para a o arquipélago.

- Publicidade -
ações da Aguama Ambiental realizadas em Noronha
Desde 2017, a Aguama Ambiental realiza ações de impacto positivo em Fernando de Noronha. Fotos: Aguama Ambiental

No último mês, Caio Queiroz, CEO da Aguama e idealizador do Fórum, esteve no local conversando com a comunidade local, empreendedores, lideranças, empresas e poder público para conhecer a fundo a realidade deste polo turístico, localizado no Estado de Pernambuco.

A empresa atua no arquipélago desde 2017, com projetos que envolvem a reciclagem de vidro, viveiro e plantio de plantas nativas, energia renovável e atenção especial aos ilhéus, pessoas que muitas vezes ficam à margem de projetos socioambientais criados com foco na preservação ambiental e experiências turísticas.

- Publicidade -

Com base neste mapeamento, foram definidos três Temas de Discussão para a primeira edição do fórum:  Turismo Ético, Turismo Sustentável, Resíduos e Economia Circular.

“Atuamos em Fernando de Noronha há 7 anos, ajudando a promover a sustentabilidade do arquipélago, unindo a comunidade local, empresários, administração, associações, ONG’s e turistas. Trouxemos o Fórum de Sustentabilidade e Turismos para cá para fortalecer ainda mais essa conexão, com o objetivo de desenvolver  ações, projetos e iniciativas socioambientais e turísticas, para ajudar a acelerar a agenda positiva de Fernando de Noronha” – Caio Pereira de Queiroz

Programação

O I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha acontece no Forte Noronha, construção de 1737. Com a sua posição sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, o forte está a 45m acima do nível do mar e era a principal estrutura de defesa da Ilha e do arquipélago.

- Publicidade -
Forte Fernando de Noronha
Com a sua posição sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, o Forte era a principal estrutura de defesa de Fernando de Noronha. Foto: Forte Noronha

Tombado pelo IPHAN, o Forte recebeu recentemente um investimento de mais de R$ 11 milhões destinados à reforma e reestruturação. Hoje, o espaço abriga um museu à céu aberto e é o primeiro equipamento de Fernando de Noronha e primeiro patrimônio tombado a neutralizar 100% as emissões de carbono no Brasil.

Fernanda Cortez, ativista ambiental e fundadora da Menos1Lixo, será a apresentadora do I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha, que contará com uma palestra magna de Dasho Karma Ura, na abertura.

Dasho Karma Ura é presidente do Centro de Estudos do Butão e Pesquisa da Felicidade Nacional Bruta. O FIB é um indicador que mede o desenvolvimento de um país, considerando aspectos além dos econômicos. O conceito foi criado em 1972 pelo rei Jigme Singya Wangchuck, do Butão, como uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), que mede principalmente o crescimento econômico. Entre os critérios qualitativos usados para determinar o FIB, estão a qualidade de vida das pessoas, a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a preservação da cultura e a governança.

- Publicidade -

A abertura terá ainda a participação de Caio Queiroz, Thallyta Figueirôa, da Adminstração de Fernando de Noronha, e Renata Rocha, da YOUniversality.

“A escolha do Dasho Karma Ura para abrir o evento veio justamente da necessidade de dar visibilidade às pessoas que vivem em Fernando de Noronha e que questões que muitas vezes não recebem a devida atenção. Sem uma comunidade local fortalecida, saudável e feliz, é difícil implementar projetos ambientais ou de turismo, já que quem vive no local é quem sustenta as ações a longo prazo”, explica Caio.

fórum turismo e sustentabilidade de noronha
Imagem: Aguama Ambiental

O segundo dia de evento vai reunir painéis sobre os temas definidos para esta edição do Fórum. Renata Hilário, do Pacto Global da ONU, vai estar com Caio Queiroz e Fernanda Cortez no início dos trabalhos, que terão a metodologia de grupo coordenada por Andreia Cardoso, da Somos Um.

- Publicidade -

Estão programados para o dia 27 de setembro, os painéis de Turismo Sustentável, Resíduos e Economia Circular e de Turismo Ético. Confira os participantes:

Painel de Turismo Sustentável:

  • Raquel Pazo – Ibiti
  • Diego Bartolo – Incentiv
  • Natalia Marques e Gilmara Carvalho – Zis
  • ​Cecília Licarião – ONG e Projetos Aves de Noronha
  • Cristiane Soares Cardoso – Programa DEL Turismo
  • Cosme Cardoso – Projeto ibike Noronha
  • Dr. Oc. José Martins da Silva Júnior – Projeto Golfinho Rotador
  • Lisandro de Almeida – 21k

Painel de Resíduos e Economia Circular:

- Publicidade -
  • Fabricio Soler – S2F Partners
  • Wagner Andrade – Menos 1 Lixo
  • Caio Queiroz – Aguama Ambiental
  • Edgar Amaro Junior – UTRS – Universo Empreendimento

Painel de Turismo Ético:

  • Onofre Araújo – eCycle
  • Victor Assakawa – Heineken
  • Flavia Lafraia – Especialista em Governança e Gestão de Sustentabilidade e Negócios
plantio Fernando de Noronha
Ação de plantio em projeto de restauração ecológica realizado pela Aguama em parceria com o ICMBio em Fernando de Noronha. Foto: Aguama Ambiental

A cultura local estará presente na gastronomia, apresentações e exposições realizadas ao longo do evento.  O encerramento acontece no dia 28 de setembro com uma aula de Yoga conduzida por Renata Rocha e com a feira gastronômica “Fantástica Ilha da Alegria” com as atrações Dj Lally e o cantor Ricardo Ninja, na Praça Vila dos Remédios.

“A expectativa é a melhor possível. Unir todos os atores dessa rede na construção de um lugar com qualidade de vida para todos, natureza preservada e oportunidades econômicas. O evento vem para consolidar o papel da Aguama como agente de transformação positiva em Fernando de Noronha, beneficiando a comunidade local e impulsionando o desenvolvimento sustentável, por meio do turismo e de projetos sociais”, completa Caio.

- Publicidade -

Quer participar do I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha? Acesse o link de Inscrição no site da AGUAMAPor meio do YouTube será possível acompanhar ao vivo tudo o que acontece no evento.

Município Responsável

municipio responsável sustentabilidade aguama
O programa Município Responsável atua em Fernando de Noronha, em Pernambuco, Caraíva, na Bahia, e nas regiões do Preá e Jericoacoara, no Ceará. Fotos: Aguama Ambiental

O Fórum de Sustentabilidade e Turismo está inserido no Programa Município Responsável, que incentiva a gestão e desenvolvimento sustentável em polos turísticos, unindo a comunidade e as iniciativas públicas e privadas para promover a responsabilidade socioambiental, geração de renda e a preservação ambiental e cultural.

A iniciativa desenvolvida pela Aguama cria estratégias e projetos, para dar continuidade às ações e debates do Fórum. O primeiro evento foi realizado em junho de 2023, na praia do Preá, no Ceará, que já recebeu a segunda edição do fórum, em junho deste ano. Em 2024, além do Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Fernando de Noronha, o evento será realizado em Olímpia, no interior de São Paulo, no mês de novembro.

- Publicidade -

“Acreditamos na importância de agirmos como um propulsor do desenvolvimento sustentável, e para isso combinamos a inteligência natural com a tecnologia e ciência de dados, para deixar um legado socioambiental positivo onde atuamos”, finaliza Caio.

A Aguama atua no mercado há mais de 25 anos, criando soluções e estratégias, por meio de uma abordagem colaborativa que considera a diversidade de perspectivas e uma rede de parceiros do setor público e privado. Para mais informações, acesse www.aguama.com.br.

 

- Publicidade -
assinantes
Veja nossa campanha aqui: benfeitoria.com/projeto/ciclovivo