Bio Brazil Fair e Naturaltech trazem práticas sustentáveis e solidárias

As maiores feiras de produtos orgânicos e naturais da América Latina chegam a 18ª edição enfatizando práticas ESG

Naturaltech
Cumprindo critérios ecológicos, os expositores podem obter o selo “Viva Verde”. | Foto: Divulgação

De 12 a 15 de junho, o Distrito Anhembi, em São Paulo, recebe a 18ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech – as maiores feiras de produtos orgânicos e naturais da América Latina. Produzida pela Francal com gestão da GL events, o espaço passou por uma revitalização para se transformar em um complexo de entretenimento e convivência.

Recentemente, a Francal anunciou uma reestruturação de mercado abrangente, incluindo a nomeação de um novo CEO, a implantação de mudanças estratégicas e a reformulação da identidade corporativa. Fernando Ruas, líder da empresa, enfatiza que este novo capítulo reflete o compromisso contínuo da Francal com as práticas ESG, reiterando sua dedicação para tornar os eventos da promotora mais sustentáveis a cada edição.

“A nova fase da Francal está totalmente alinhada aos princípios ecológicos e sociais, e nossos eventos sempre carregam um propósito colaborativo. Para a 18ª edição das feiras, além de manter todas as ações sustentáveis já existentes, nos comprometemos em apoiar as vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. Para isso, serão instalados pontos de coleta de doações no pavilhão”, destaca Ruas.

Práticas sustentáveis

Ao atingirem a maioridade, os principais eventos do setor de produtos orgânicos e naturais da América Latina, se destacam como os principais em 2024 por suas iniciativas de sustentabilidade e solidariedade. Por quase duas décadas, a Francal tem gerenciado os resíduos produzidos em seus eventos.

Todos os resíduos produzidos em cada fase dos eventos, desde a montagem, passando pelos dias da feira, até a desmontagem, são cuidadosamente separados, monitorados e direcionados para cooperativas ou compostagem, no caso de resíduos orgânicos.

Na edição de 2023, as feiras Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech geraram 100 toneladas de materiais descartados. Desse volume total, 99,3% dos produtos coletados passaram por reciclagem. Entre os resíduos reciclados, 48% eram de origem orgânica, que foram encaminhados para compostagem.

NATURALTECH
A campanha “Selo Viva Verde” conscientiza e engaja expositores a adotarem ações que reduzam, a cada edição, a quantidade de lixo e resíduos gerados no seus estandes.

“Nosso propósito não se concretiza isoladamente, a contribuição de nossos parceiros ambientais, expositores e visitantes é essencial para implementar estas práticas. Vamos além de simplesmente compensar o consumo através de ações sustentáveis, como também apoiamos o desenvolvimento econômico e social. As atividades que acontecem durante os eventos engajam o trabalho de diversas famílias”, reforça Fernando Ruas.

Para 2024, a Francal segue comprometida em reciclar as embalagens coletadas durante os eventos por meio de medidas de compensação ambiental. Isso implica que cada embalagem recolhida nas feiras será adequadamente reciclada. Lixeiras fabricadas a partir de material reutilizável e biodegradável serão estrategicamente posicionadas em diversos locais das feiras, otimizando o trabalho da equipe de coleta, permitindo uma separação adequada do lixo e garantindo sua correta destinação.

Outra atividade prevista é a iniciativa digital denominada Kit Zero Lixo. A ação incentiva os visitantes a trazerem de casa seus próprios utensílios, como copos, garrafas, guardanapos e talheres.

NATURALTECH
A Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech é uma excelente oportunidade para conhecer as novidades do mercado. | Foto: Divulgação

A promotora de eventos de negócios busca também estimular os expositores a aplicarem práticas de ações sustentáveis por meio dos critérios apresentados na campanha, selo “Viva Verde”. Os requisitos da iniciativa incluem a redução de lixo e resíduos, seja através do uso de tecnologias que substituem materiais impressos, implementação de sistemas de coleta e reciclagem, ou até mesmo a adoção de soluções criativas para demonstrações e degustações. Ao cumprir esses requisitos, os expositores podem obter o selo “Viva Verde” e alcançar visibilidade nos canais oficiais do evento e incentivar o público a visitar o seu espaço.

Para neutralizar as emissões de carbono geradas pelos veículos, a Francal fornecerá um serviço de translado gratuito para aqueles que preferirem o transporte público para se deslocarem aos eventos. O serviço será disponibilizado na forma de metrô sem custo, com partida da estação Portuguesa-Tietê da linha 1 Azul do Metrô — saída D do Metrô Tietê. O ponto de embarque para este translado gratuito está localizado dentro do estacionamento “Estacione Tietê”, situado na Rua Marechal Odylio Dennys, 138, adjacente ao Metrô Tietê.

NATURALTECH
Produtos da sociobioeconomia no stand Amazônia em Casa Floresta em Pé. | Babaçu | Foto: Carol Bauer

Urnas também serão disponibilizadas nas saídas do pavilhão para que visitantes, expositores e todos os participantes dos eventos possam depositar seus crachás, caso não retornem ao evento. Os materiais recolhidos serão encaminhados para reciclagem.

O tema de sustentabilidade também será abordado nas feiras por meio de palestras e workshop. Para obter informações adicionais sobre as iniciativas de sustentabilidade implementadas pela Francal, visite o site oficial da organizadora.

A empresa Tetra Pak é a patrocinadora de gestão ambiental dessa edição e os parceiros ambientais são as empresas: Eu Reciclo, Carbono B e LC Ambiental.

Para mais informações e para conferir a programação completa, visite: Bio Brazil e Naturaltech.

Viva Regenera promove programação especial

Entre os mais de 700 expositores que estarão presentes, a empresa de alimentação saudável Viva Regenera traz a degustação de produtos com ingredientes da floresta brasileira.

Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, o Cupuaçu da Floresta e o Cacau Ativado da Floresta, primeiro produto da marca que está participando do “Grande Desafio – O Grande Redesenho de Alimentos”, organizado pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Sustainable Food Trust. Há ainda a possibilidade de participar de uma roleta com prêmios. Quem comprar os produtos, ganha o direito de girar a roleta e concorrer a diversos itens.

Naturaltech Viva regenera
Viva Regenera | Foto: Divulgação

“A Naturaltech é uma vitrine fundamental para apresentarmos nossos produtos a um público engajado na busca por uma vida saudável”, declara Romanna Remor, fundadora da Viva Regenera. “Estamos entusiasmados em compartilhar nossa visão de alimentação e contribuir para o desenvolvimento do mercado de produtos naturais, levando saúde e bem-estar para milhares de pessoas”, completa.

A Viva Regenera tem uma linha de produtos diversificada, incluindo itens como cúrcuma, gengibre, guaraná, chás e infusões, açaí e cupuaçu liofilizado. A Cúrcuma Ativada da Floresta, por exemplo, é derivada de linhagens indianas e combinada com pimenta-preta para potencializar os efeitos e melhorar a absorção de curcumina pelo corpo. Cultivada no Sitião Agroflorestal, a planta cresce em um ambiente que exclui pesticidas e agrotóxicos, beneficiada pela rica matéria orgânica do solo florestal. A empresa integra sabedoria milenar e tecnologia moderna, inovando em alimentos de alta biodisponibilidade.

Os visitantes também poderão ter acesso aos lançamentos da Organic India. A Regenera Global, distribuidora oficial da marca e do grupo da Viva Regenera, estará presente no stand degustando alguns dos chás. Esta linha inclui opções como Fresh Chamomile, Hibiscus Plus, Immune Guard, Deep Mint e Spicy Fennel, cada um com benefícios específicos para a saúde, desde serenidade e relaxamento até suporte imunológico e digestão saudável.

Durante a Naturaltech ainda haverá a “Vivência em Agrofloresta” proporcionada a influenciadores e jornalistas com visitação ao Viveiro Escola da empresa.

Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024

Data: de 12 a 15 de junho de 2024

Horários: Dias 12 e 13, das 10h às 13h, exclusivo para profissionais B2B e B2P. Público em geral nestes dias somente a partir das 13h. Dias 14 e 15, das 10h às 20h, para todos os públicos.

Local: PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI, Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo – SP

Informações: Link