abelhas sem ferrão
Foto: Creative Commons CC0

Nativas do Brasil, as abelhas sem ferrão são fundamentais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas. Menos conhecidas do que a Apis mellifera (chamada popularmente de abelha europa), tais espécies também são grande produtoras de mel. Para difundir a Meliponicultura – assim como ocorre com a Apicultura – um curso online e gratuito está sendo conduzido na plataforma de capacitações online da Embrapa. 

O curso é formado por quatro módulos. Os dois primeiros trazem conceitos sobre o que são as abelhas sem ferrão e suas variadas espécies, detalhando inclusive a biologia geral de algumas delas. Em seguida, o curso levanta algumas razões para criar as abelhas nativas e desmistifica ideias errôneas, como a crença de que elas produzem pouco mel. Por fim, ensina as técnicas de manejo. 

Com carga horária de 12 horas, todo o curso é composto por aulas previamente gravadas e podem ser acessadas em qualquer horário. A capacitação também traz materiais complementares em formato de vídeos e textos.

abelhas sem ferrão
Foto: Bibafu | CC 3.0

Ao final de cada módulo, o participante deve responder uma avaliação de aprendizagem. Para obtenção do certificado, o participante precisa ter ao menos 70% de aproveitamento na soma destas avaliações. Além disso, deve preencher a Avaliação do Curso – só disponível quando a capacitação é concluída.

Criar abelhas 

As espécies de abelhas sem ferrão prestam diversos serviços ecossistêmicos. São bioindicadoras da qualidade do ar, da água e do solo. Além disso, a segurança alimentar do planeta depende destas grandes polinizadoras. 

Por sua inestimável importância criá-las unicamente para habitar seu quintal e estimular sua presença na natureza é um grande feito. A intenção do curso é mostrar que elas também podem ser alternativas de geração de renda: produtos nutricionais e farmacêuticos, como mel, própolis, geoprópolis, pólen e cera estão entre as opções neste quesito.

Curso Embrapa

O participante terá um prazo de 30 dias, a partir da data de inscrição, para concluir o curso de Meliponicultura. Inscreva-se neste site

Importante: Devido a alta procura, as vagas podem esgotar rapidamente.