- Publicidade -

Conheça soluções urbanísticas sustentáveis para comunidades

Catálogo reúne 33 ferramentas inspiradoras para assentamentos informais

soluções urbanísticas
Imagem: Divulgação

Mais de 5 milhões de domicílios no Brasil estão nos chamados “assentamentos irregulares”, o que inclui favelas, ocupações, entre outras denominações para moradias precárias -, onde muitos dos direitos humanos básicos ainda não são garantidos. Levando em consideração tal contexto, um novo documento que trata sobre urbanização pode ser bastante útil para elaborar estratégias em prol de cidades realmente sustentáveis.

- Publicidade -

Intitulado “Catálogo de Soluções Inovadoras para Assentamentos Informais”, o documento reúne um conjunto de ferramentas baseadas na natureza. São 33 soluções urbanísticas que podem ser desenvolvidas pelos próprios moradores em seus bairros de forma coletiva.

Jardim de Chuva, muro de arrimo vegetado e pavimento intertravado permeável. Estas são algumas sugestões que constam no eixo “Infraestrutura Sustentável e Recuperação Ambiental”. Há ainda o eixo de “Eficiência em Edificações”, além do “Economia Circular”.

Jardim de chuva no Bosque das Araucárias | Foto: Novas Árvores por Aí

De modo didático, o catálogo apresenta o que é cada solução, como funciona e onde pode funcionar, quais os benefícios e limitações, um caso concreto de implantação para inspirar e, por fim, uma relação de links com referências para quem quiser se aprofundar em cada assunto. O CicloVivo, inclusive, aparece duas vezes como material de consulta para o texto sobre a horta comunitária de Paraisópolis, em São Paulo, e para o texto de uma comunidade no México que constrói casas com bambu.

O material é um lançamento em parceria entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura de Belo Horizonte. O documento integra o Plano de Urbanização Sustentável da Izidora, a maior ocupação de Belo Horizonte, e agrega o registro de técnicas e soluções pensadas a partir de práticas e possibilidades identificadas no local.

- Publicidade -

Recentemente, foi sancionada uma lei estadual que viabiliza a regularização fundiária da Ocupação Izidora. A área tem 1,5 milhão de metros quadrados e abriga cerca de 13 mil pessoas, segundo a prefeitura de Belo Horizonte.

Apesar do contexto específico, o catálogo aborda soluções urbanísticas que podem ser replicadas em locais diversos, sobretudo em territórios de interesse social. Diversos especialistas da área de meio ambiente e clima têm chamado atenção para o fato de que os eventos climáticos extremos tendem a impactar de modo mais severo regiões estruturalmente já fragilizadas. Segundo as entidades da ONU, o foco é colaborar para a urbanização de assentamentos ambientalmente resilientes.

Acesse: Catálogo de Soluções Inovadoras para Assentamentos Informais.

- Publicidade -

“Este é um material inédito, que apresenta de forma visualmente interessante soluções baseadas na natureza com grande potencial de replicabilidade – não apenas em Izidora, mas em outros assentamentos país afora”, afirma Marco Antonio Costa, gerente do projeto no UNOPS. “Há um convite para que as pessoas possam seguir alimentando este catálogo de forma colaborativa, agregando cada vez mais conhecimento a um processo muito importante quando falamos em urbanismo sustentável”, completa. Confira neste link como descrever e incluir novas soluções e experiências. É uma forma de contribuir para aumentar o catálogo de soluções urbanísticas.