Volvo Cars
Foto: Divulgação

Há três anos, a Volvo Cars anunciou que colocaria a eletrificação no centro de seus negócios. Agora, firma o compromisso de tornar-se uma fabricante de carros totalmente elétricos até 2030. 

A transição para isso vem ocorrendo aos poucos. Atualmente, qualquer modelo da marca possui uma versão híbrida, por exemplo. 

Segundo a companhia, o intuito é reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro, o que é uma forte demanda de organizações da sociedade civil e instituições comprometidas em reverter a crise climática. 

“Não há futuro a longo prazo para carros com motor de combustão interna”, afirma Henrik Green, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo Cars. “Estamos firmemente comprometidos em nos tornarmos um fabricante de carros exclusivamente elétricos e a transição deve acontecer até 2030. Isso nos permitirá atender às expectativas de nossos clientes e ser parte da solução para combater as mudanças climáticas.”

Mas, o ponto central é que a empresa prevê a redução drástica do mercado de carros com motor de combustão e, portanto, de seus lucros. Ainda que a adesão aos automóveis elétricos esbarre em diversos empecilhos, é certo que o caminho não tem volta. “Em vez de investir em um negócio que está encolhendo, optamos por investir no futuro – elétrico e online”, salienta Håkan Samuelsson, presidente-executivo.

Volvo Cars
Volvo XC40

Outro ponto que está sendo considerado é a “expectativa de que a legislação, bem como uma rápida expansão da infraestrutura de recarga de alta qualidade acessível, acelere a aceitação do consumidor de carros elétricos”. 

Em nota à imprensa, a Volvo também anunciou que a estratégia é apostar nas vendas online. Todos os modelos totalmente elétricos serão disponibilizados online.

Novos modelos elétricos

No segundo semestre de 2021, a Volvo lançará no Brasil seu primeiro carro totalmente elétrico: o XC40 Recharge. O modelo foi exposto, em outubro de 2020, na Avenida Paulista (SP) durante o projeto Experience Lab. 

Volvo XC40

Outro modelo é o C40 Recharge: primeiro da história da marca concebido exclusivamente como elétrico. Este ainda sem previsão de chegada ao Brasil.

Volvo C40

Leia também:

Volvo inaugura 1° estacionamento gratuito para carros elétricos e híbridos