calçados veganos
Marca de sapatos veganos foi criada para diminuir uso de couro na indústria da moda. Foto: Divulgação | PZ

Quando tinha 12 anos de idade, Paula Zurcan descobriu “a crueldade que a indústria da moda submetia os animais para obter sua pele”. Ainda criança, decidiu que queria fazer algo para mudar isso. Em 2020, 16 anos depois, Paula realizou seu objetivo.

Em novembro do ano passado, foi lançada a PZ marca de calçados veganos que usam poliuretano reciclável no lugar de couro animal. “Para as próximas coleções vamos começar a usar outros materiais, como tecido de algodão e PET reciclada”, conta Paula.  

“Quero ajudar a diminuir a utilização de couro na indústria da moda, defender um produto bonito não apenas na prateleira, mas em todo seu processo produtivo, mostrando para as pessoas que sim, existe alternativa.”

Paula Zurcan

A empreendedora conta que a marca aposta no slow fashion, não se prendendo a tendências e produzindo calçados que duram pelo menos 4 anos.

Marca de sapatos veganos foi lançada em novembro de 2020. Foto: Divulgação | PZ

A embalagem também foi planejada para diminuir os impactos ambientais. “Não utilizamos caixas de sapatos unitárias, pois as clientes sempre descartam. As embalagens do e-commerce e as sacolinhas para venda presencial são em kraft, evitando tingimento. Os sapatos vêm em saquinhos de  algodão cru e o cartão de agradecimento em papel semente”, explica Paula.

Onde encontrar

Lançar uma nova marca durante a pandemia, com todas as medidas de isolamento social, foi outro desafio. As vendas acontecem pelo site www.paulazurcan.com.br ou pelo Instagram (@paulazurcan).

Sapatos veganos substituem o couro por outros materiais. Foto: Divulgação | PZ