- Publicidade -

Volvo inaugura 1° estacionamento gratuito para carros elétricos e híbridos

Espaço lançado em São Paulo possui placas solares para alimentar as tomadas e gerar energia limpa.

estacionamento volvo
Foto: Volvo

A aquisição de veículos elétricos ainda é restrito a uma pequena parcela da população brasileira e a Volvo está empenhada em conquistar esse público. A fabricante sueca de automóveis de luxo acaba de inaugurar o primeiro estacionamento gratuito para carros elétricos e híbridos no Brooklin, bairro nobre da capital paulista. 

- Publicidade -

Batizado de Recharge Station, o espaço conta com uma área de convivência com mesas, bancos e internet wifi. Além disso, possui placas fotovoltaicas que geram energia para alimentar as tomadas. 

Não é preciso ter um Volvo: todos os veículos elétricos e plug-in hybrid, de qualquer marca e modelo, podem aproveitar uma hora de estacionamento sem custo enquanto são carregados.

Criando experiências

Entre os dias 15 e 25 de outubro, a Volvo esteve na Av. Paulista com o projeto Experience Lab. Com aspecto futurista, o espaço apresentou a estratégia de eletrificação da marca e os principais recursos do modelo XC40 Recharge – um SUV compacto e elétrico que promete chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021.

“O local mostrou um pouco de um futuro muito próximo para a marca com nosso primeiro modelo 100% elétrico. Foi o primeiro contato das pessoas com nosso veículo que não emite poluentes”, explica Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

- Publicidade -

Outro projeto interessante, realizado no final de setembro, foi transformar um posto de combustíveis em um espaço de convivência urbana. Cercado por plantas, a intenção do local era levar as pessoas a refletirem como seria um mundo sem carros movidos à combustíveis fósseis. É o que chamaram de um “posto para recarregar-se de natureza”.

Inovação

Sempre atenta às tendências, a Volvo anunciou, há três anos, que colocaria a eletrificação no centro de seus negócios – hoje qualquer modelo da marca possui uma versão híbrida. A companhia afirma que qualquer veículo Volvo no modo Hybrid emite 60% menos CO2 do que um carro convencional.

Em 2015, quando a polêmica do momento era a implantação de ciclovias na capital paulista, a empresa lançava em Londres um spray que brilha no escuro para proteger ciclistas no trânsito. Com o mesmo fim, a Volvo também lançou um capacete inteligente que avisa ciclista e motorista sobre proximidade entre os veículos. 

- Publicidade -

Mais recentemente, a marca fechou uma parceria com o Waze e todos os eletropostos da marca estão disponíveis na plataforma. Basta digitar “Eletroposto Volvo” e traçar a rota para o ponto mais próximo. A empresa possui 350 eletropostos instalados e promete chegar à 700 pontos até o fim deste ano.

Outras metas da fabricante incluem garantir que metade dos modelos sejam 100% elétricos e a outra metade sejam híbridos até 2025 e neutralizar toda a operação até 2040.