Enquanto São Paulo discute a importância das ciclovias, Londres desenvolve dispositivos inovadores para os ciclistas.

Criado pela Volvo, o LifePaint é um spray que brilha no escuro, iluminando o ciclista durante a noite. Feita à base de água, a tinta dura cerca de dez dias e pode ser usada tanto na bicicleta, como na roupa de quem pedala. Apesar de acender quando refletido por carros à noite, a tinta é invisível à luz do dia.

Desenvolvido em parceira com a agência Gray, o objetivo do produto é colaborar com a segurança no trânsito. Em Londres, o número de mortos e feridos em acidentes é alto. Por isso, a cidade criou uma lista de metas para tentar reduzir em 40% o número de óbitos até 2020.

A Volvo vem trabalhando em diversas tecnologias para ajudar a população a atingir esse objetivo. A empresa automobilística já criou uma tecnologia anti-colisão com sensores de radar e câmeras que identificam a aproximação de outros veículos, pedestres e ciclistas, que pode ser vista aqui.

"Todos os anos, mais de 19 mil ciclistas são feridos nas estradas do Reino Unido. Na Volvo, acreditamos que a melhor maneira de sobreviver a um acidente é não bater, e estamos empenhados em tornar as estradas um lugar mais seguro, reduzindo o número de acidentes", explicou Nick Connor, Diretor da Volvo Car UK.

A intenção da montadora sueca é internacionalizar o produto. Confira abaixo o vídeo de divulgação do LifePaint:

Do Adnews
 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.