- Publicidade -
aluguel de carros elétricos
Foto: Divulgação Unidas

A EDP, empresa do setor elétrico, e a locadora de veículos Unidas se uniram para lançar uma frota totalmente elétrica para aluguel. Na primeira fase da iniciativa, que começa ainda no mês de outubro, serão disponibilizados 100 veículos para os segmentos corporativo e pessoa física (Rent a Car).

- Publicidade -

Enquanto a Unidas fará o aluguel dos veículos, a EDP atuará como fornecedora de um conjunto de soluções para o cliente, incluindo carregadores elétricos customizados para a necessidade de cada um, a instalação e manutenção desses equipamentos, uma plataforma de gestão dos carregamentos, além da oferta de fornecimento de energia. Neste último item, haverá a possibilidade, por exemplo, de ser feito um contrato de venda e instalação de painéis para geração solar

A iniciativa visa atender a demanda crescente de empresas e consumidores por opções de mobilidade não poluentes que proporcionem significativa economia de custos com combustível e manutenção. No caso dos veículos elétricos, essas despesas representam, em média, um quinto da gerada pelos veículos a combustão.

“Queremos reafirmar nosso propósito em oferecer o portfólio de soluções em mobilidade veicular mais completo do mercado, levando eficiência e melhores experiências para pessoas e empresas”, afirma Breno Davis, head de Terceirização de Frotas da Unidas. 

“A oferta destes carros elétricos reforça nosso compromisso em ouvir nossos clientes, atender suas necessidades e disponibilizar uma frota moderna e flexível, atuando como um vetor de mobilidade no setor”, acrescenta o executivo, que exalta ainda a importância ambiental da iniciativa: “recentemente conseguimos neutralizar 100% da emissão de CO2 da nossa frota, resultado do nosso engajamento em tornar o mundo um lugar melhor, especialmente para as futuras gerações”, destaca Breno.

- Publicidade -

“A adoção das frotas elétricas traz uma série de vantagens para os clientes, que têm a possibilidade de reduzir custos ao mesmo tempo que dão sua contribuição para melhorar a qualidade do ar nas cidades e para conter o avanço das mudanças climáticas”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP. “A companhia está convicta de que este projeto pioneiro ajudará a fortalecer o ecossistema de mobilidade elétrica no país e abrir portas para novos modelos de negócios”, diz.

A iniciativa contribui para o aumento no número de carros elétricos no Brasil, já que no primeiro semestre deste ano, 239 unidades do tipo foram vendidas, segundo a Associação Brasileira das Empresas Importadoras Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2019 foram comercializados 2,1 milhões de automóveis elétricos no mundo, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

A parceria entre Unidas e EDP ainda representa benefícios ao meio ambiente, já que a entrada em circulação desses 100 elétricos, em substituição a veículos convencionais, evitará a emissão de 574 toneladas de CO2 por ano, em média, o que corresponde à capacidade de absorção de carbono de 3.518 árvores da Mata Atlântica.

- Publicidade -

Corredor de postos elétricos 

A EDP ainda assumiu o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030. Seu maior projeto é a implementação da primeira e maior rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América do Sul. Serão 30 pontos de carregamento cobrindo todo o Estado de São Paulo e conectando os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista ao Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. O empreendimento terá um investimento de R﹩ 32,9 milhões e vai conectar 64 estações de recarga, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.