transporte hidroviário
Nesta operação inicial são dois barcos em circulação. | Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM

O primeiro transporte hidroviário público de São Paulo entrou em operação na represa Billings, Zona Sul de São Paulo. Apelidado de Aquático-SP, o veículo irá beneficiar 385 mil pessoas dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira.

O novo modal de transporte funciona em operação assistida com dois barcos que fazem o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. A principal vantagem é a economia no tempo de deslocamento, uma vez que o trajeto de ônibus – antes com duração de 1h20 – foi reduzido para 12 e 17 minutos.

transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM

Muitos moradores da região vão diariamente para regiões como Santo Amaro e o Centro da cidade para trabalhar e a novidade significa minutos valiosos que serão recuperados. “Eu, por exemplo, trabalho no período noturno e demorava, em média, duas horas para chegar ao Centro. Com o hidroviário, eu vou demorar cerca de 30, 40 minutos para chegar no meu trabalho”, afirma Sandra Maria Gomes, 40 anos, moradora da região há 35 anos, que participou da viagem inaugural do transporte hidroviário.

Como vai funcionar o transporte hidroviário

A operação assistida vai funcionar das 10h às 16h, com viagens gratuitas até 31 de dezembro de 2024, com dois barcos. O veículo Bororé I opera nesta fase somente com passageiros sentados, com capacidade para 60 pessoas. Nessa fase do Aquático-SP, também está em operação um barco de apoio com capacidade para transportar até 30 passageiros e faz o percurso em 12 minutos.

transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM

“Começamos com um barco de 60 [vagas] e um de 30 [vagas] e depois a gente vai ampliando o horário e as embarcações”, afirma o prefeito Ricardo Nunes. “A gente tem todos os estudos, mas, obviamente, na prática com os passageiros é diferente”, completa.

Além de garantir maior agilidade e rapidez nos deslocamentos, o Aquático-SP terá total integração com o transporte por ônibus, com a utilização do Bilhete Único, e inauguração de duas novas linhas de ônibus elétricos, melhorando a mobilidade da região.

Ônibus elétricos

A nova linha ligando o Mar Paulista ao Terminal Santo Amaro irá oferecer viagens semiexpressas para que o deslocamento dos passageiros seja ainda mais rápido. As viagens da linha 627M-10 Mar Paulista – Term. Sto. Amaro que partirem após a chegada do Aquático-SP irão a Santo Amaro parando em apenas três pontos estratégicos durante o caminho: a Av. Miguel Yunes, 485 e a Av. das Nações Unidas nos numerais 20.201 e 22.013.

transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM

No Terminal Santo Amaro, um dos maiores da cidade e com mais de 60 opções de linhas, o passageiro poderá se deslocar para toda a cidade por meio dos ônibus e também pelo sistema metroferroviário.

A 606C-10 Cantinho do Céu será circular na região do Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro.

transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM

Os terminais do Aquático-SP serão operados pela concessionária SPS VivaCidade – responsável pela operação de outros dez terminais urbanos na cidade e contarão, cada um, com bicicletário com 50 vagas, ampliando a integração a outros modais de transportes.

transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM
transporte hidroviário
Foto: Edson Lopes Jr. | SECOM