Ícone do site

Por que o Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho?

Saiba mais sobre a magrela e confira atividades presenciais e online em comemoração ao modal

Published 02/06/2023
Dia Mundial da Bicicleta

Osiris pedala sua bike empinando Pipa em Caceres - MT | Projeto Transite - Felipe Baenninger

O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho. A data foi escolhida em 2018 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover esse meio de transporte simples, barato e não poluente, sendo, portanto, uma ótima alternativa de mobilidade para melhorar a qualidade do ar das cidades.

Ao criar o Dia Mundial da Bicicleta, a ONU pediu aos países que levassem em conta o meio de transporte alternativo ao formularem medidas de infraestrutura, garantindo em especial a melhoria das rodovias e buscando formas de prevenir acidentes. Além disso, salientou que é preciso incentivar o uso e as vantagens da bicicleta como uma forma de promover desenvolvimento sustentável e de reforçar a educação física para crianças e jovens, uma vez que o pedalar é considerado um exercício de intensidade moderada.

Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que caminhar e pedalar são uma forma também de atingir mais igualdade de saúde, uma vez que em áreas urbanas mais pobres, que não podem pagar por veículos como carros, a bicicleta e a caminhada acabam proporcionando atividade física e a locomoção ao mesmo tempo em que reduzem riscos de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças coronárias.

Em uso há dois séculos, a bicicleta já é o principal modal de transporte de muitas pessoas. De todo modo, a organização de passeios de bike são sempre bem vindos para incentivar o lazer, a socialização e o compartilhamento desta paixão em comum: a bicicleta!

Abaixo você confere um compilado de atividades gratuitas online e presenciais (que acontecem em São Paulo) em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta:

Sobre duas rodas pelo Brasil

O Projeto Transite é uma exposição que reúne 41 fotos feitas ao longo de mais de três anos por Felipe Baenninger, conduzindo uma bicicleta. As imagens retratam personagens e cenas do ciclismo popular e mostram como o Brasil se movimenta em duas rodas.

Jovem executa a manobra Grau em itubera – BA | Projeto Transite – Felipe Baenninger

O documentário fotográfico, que pode ser acompanhado de forma online e totalmente gratuita no Sesc Digital, mostra o uso do veículo no país e foi idealizado, realizado e teve a curadoria do próprio fotógrafo, que rodou cerca de 40 mil quilômetros em estradas brasileiras capturando cenas do cotidiano dos ciclistas.

A iniciativa ainda resultou em um volume impresso, editado em 2016, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, contendo 81 retratos. Trata-se de um livro com ensaio exclusivo e um caderno de textos de diversos autores ciclistas, que revelam diferentes nuances sociais, históricas e culturais brasileiras.

Conheça o Projeto Transite. A exposição pode ser vista até 30 de setembro de 2023.

Curso gratuito Ciclismo e Lazer

Além da exposição, o Sesc Digital traz uma oportunidade para os amantes e curiosos da bike. Trata-se do curso gratuito Ciclismo e Lazer, que tem conteúdo desenvolvido e apresentado pelo cicloativista Willian Cruz, idealizador do site Vá de Bike e com mais de 20 anos de pedal, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc São Paulo.

Willian Cruz ministra o curso EAD Ciclismo e Lazer no Sesc Digital

Com o objetivo de propor uma abordagem ampla sobre a bicicleta e seu uso como meio de lazer, prática esportiva, deslocamento e viagens, o curso apresenta possibilidades sobre passeios pela cidade, práticas esportivas, e viagens sobre duas rodas promovendo mais saúde, segurança e sustentabilidade a ciclistas de todas as idades.

Com linguagem acessível, curiosidades, relatos de experiências e dicas, o curso possui seis aulas de aproximadamente 20 minutos e apresenta a trajetória histórica da bicicleta, passando por grupos de ciclistas, modalidades esportivas do pedal, cicloturismo e estruturas para a circulação segura, por meio de vídeos e materiais complementares com artigos, referências de leituras, filmes e outros conteúdos que enriquecem a pesquisa sobre o tema. A ideia é que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, possa aderir a essa prática, e há muitas opções para começar.

Curso gratuito EAD Ciclismo e Lazer. São 6 videoaulas de 20 minutos cada.

Circuito cultural

No dia 4 (domingo), o campus USP do Butantã ficará aberto para toda população com um evento inédito em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Nesta data, a Cidade Universitária será conectada à Ciclofaixa de Lazer da cidade de São Paulo no trecho da rua Alvarenga, podendo ser acessada por pedestres e bicicletas. Dentro do campus, serão instaladas sete tendas com atividades ambientais e culturais. Entre os destaques, o público poderá também aproveitar para visitar o Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) da USP, que abrirá neste domingo excepcionalmente para receber os participantes do evento.

Campus da USP conta com estrutura cicloviária permanente que irá atender também ao evento. | Foto: USP Imagens | Marcos Santos

O público poderá chegar no evento pedalando a própria bicicleta nas ciclofaixas, mas também será possível utilizar o serviço Bike Sampa. O estacionamento de automóveis também estará liberado no campus.

Para facilitar o planejamento do percurso, totens vão indicar uma sugestão de circuito contemplando todas as atrações. Com cerca de 4 km, o roteiro está concentrado em uma área plana, permitindo a participação de famílias e sem exigir muito do preparo físico. O mapa pode ser consultado previamente no site cultura.usp.br, juntamente com outras informações sobre o evento.

Confira as atrações:

O Laboratório de Demonstrações “Ernst Hamburger” do Instituto de Física da USP estará com exposições e atividades interativas demonstrando os conceitos envolvidos na bicicleta e que explicam porque este é o veículo mais eficiente que existe.

Os participantes poderão entrar na área da raia, conhecer o espaço, tirar belas fotos e conhecer melhor a história do local e do esporte.

Oficinas de plantio e horta urbana.

Apresentações musicais de diferentes grupos e com repertórios variados.

Equipe de educadores conversando com o público com orientações sobre o patrimônio cultural que pode ser visto na USP, como monumentos e estátuas, além de conceitos mais abrangentes sobre patrimônio.

A exposição interativa surpreende e convida visitantes a enxergar aspectos instigantes da matemática por meio de objetos feitos para encantar e desafiar mesmo aqueles que não costumam ter uma relação tão amigável com essa ciência.

Coordenada pelo professor Luiz Eduardo Anelli, a exposição de crânios e informações sobre os dinossauros brasileiros também conta com banners e monitores do Instituto de Geociências explicando os detalhes da evolução da Terra.

Reparos gratuitos no interior

Com um bicicletário com capacidade para 36 “magrelas”, ferramentas, bomba de ar e até armário com senhas, o Parque D. Pedro Shopping, localizado em Campinas (SP), realiza neste sábado (3) um evento com várias atividades das 9h às 12h.

Foto: Parque D. Pedro Shopping | Divulgação

Haverá pequenos reparos gratuitos, feitos pelos técnicos da Shimano, aula de outdoor cycle e até testes com bikes à venda pela Decathlon. Será também oferecido um desconto especial: 5% na compra de uma bicicleta e acessórios para ciclismo e 10% para quem comprar uma bike e o seguro na loja Decathlon.

Professores capacitados e com formação na área de Educação Física vão orientar sobre postura, a melhor maneira de pedalar e dicas de posicionamento na bike. A Bodytech vai realizar duas aulas gratuitas de outdoor cycle, com vagas limitadas, às 9h15 e às 10h15. Para participar, basta se inscrever no site do Parque D. Pedro Shopping. O evento acontecerá no estacionamento da Entrada Árvores, na Praça BeGreen.

Sair da versão mobile