- Publicidade -

Elevador ajuda ciclistas a subir ladeira

Cidade da Noruega tem um equipamento que pode ajudar a promover o ciclismo em cidades com altos e baixos

elevador para bicicletas
Elevador para bicicletas pode promover o ciclismo e é útil para quem carrega mochilas. Fotos: CC BY-SA 4.0

Pedalar é uma ótima atividade física e também um meio de se locomover sem gerar impacto ambiental negativo. Especialmente nas cidades, mais bicicletas nas ruas significam menos congestionamento, melhor qualidade do ar, pessoas mais saudáveis e menos barulho. Mas, quem pedala por aí, sabe que as ladeiras podem ser um desafio complicado. Uma solução, para quem não tem pernas fortes e bom preparo físico, são as bicicletas elétricas. Outra ideia são “elevadores” para ciclistas: um elevador para bicicletas funciona há mais de 20 anos na Noruega.

- Publicidade -

A cidade norueguesa de Trondheim oferece uma solução engenhosa para acabar com o medo das ladeiras. Um dispositivo no chão dá para os ciclistas “um empurrãozinho” na hora de subir. Basta encaixar o pé e o elevador te ajuda a chegar na parte mais alta do trajeto.

O equipamento conhecido como Trampe Bicycle Lift, ou Ciclo Cabo, é um sistema que se estende ao longo de uma inclinação de 150m. Funciona com uma plataforma inclinada motorizada onde o ciclista coloca o pé, enquanto anda de bicicleta. Assim é possível subir a uma velocidade de aproximadamente 8 km/h.

elevador para bicicletas
Foto: CC BY-SA 4.0

Uma solução para todos?

O elevador tem capacidade para transportar até 5 pessoas ao mesmo tempo e não se limita apenas a bicicletas, podendo ser usado por pessoas com patinetes, scooter elétrica ou até carrinhos de bebê.

A solução surgiu na década de 90 e já é um ponto famoso na cidade. Mas, sua implantação em outros locais tem como barreira um investimento alto, que pode chegar a US$ 3 mil por metro quadrado.

- Publicidade -
elevador para bicicleta
Foto: CC BY-SA 4.0

Como funciona?

O sistema funciona basicamente como uma escada rolante de bicicletas. Há uma espécie de trilho na ladeira. A cada distância, o ciclista vai encontrar um pedal especial para apoiar o pé.

Aassim que seu pé estiver no pedal, como um pequeno elevador. Enquanto o pedal se move, você permanece na bicicleta, segurando o guidão para manter o equilíbrio. O outro pé permanece no pedal da bicicleta, até o topo.

elevador para bicicleta
Foto: CC BY-SA 4.0

História

O Trampe Bicycle Lift foi inaugurado em 1993 em Trondheim, uma cidade conhecida por suas colinas íngremes, que não impediram a escolha do ciclismo como uma atividade entre os moradores. O sistema foi ideia de Jarle Wanvik, um morador que procurava uma solução para tornar o ciclismo mais acessível em zonas montanhosas.

- Publicidade -

O sistema original era composto por um trilho no chão e uma série de pequenos pedais motorizados que se moviam ao longo deste trilho. Os pilotos simplesmente colocavam um pé no pedal e eram empurrados morro acima. Desde a sua implantação, o elevador se tornou uma atração local e uma ferramenta útil para os ciclistas, facilitando a subida de um dos morros mais íngremes da cidade.

elevador para bicicletas
Foto: CC BY-SA 4.0

Em 2013, o equipamento sistema foi redesenhado e ganhou um novo nome. Já como CycloCable, o novo design incluiu melhorias na segurança e capacidade, permitindo um uso mais eficiente e confiável. Os mecanismos também foram aprimorados para evitar desgastes devido ao uso contínuo e às condições climáticas.

Após seu sucesso em Trondheim, muitas outras cidades ao redor do mundo demonstraram interesse em adotar sistemas semelhantes, já que esta é uma ferramenta eficiente para promover o ciclismo em áreas urbanas, especialmente em cidades com topografia desafiadora. Resta saber se é possível fazer isso com um valor mais acessível.