Uma horta foi construída na parte superior da estrutura do Shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo. O telhado verde poderá reduzir as temperaturas internas e as plantas são fortificadas a partir do adubo produzido com os restos de comida encontrados na praça de alimentação do shopping.

A horta do Eldorado tem mil metros quadrados, mas, de acordo com os administradores, o objetivo é fazer com que a área verde tome conta de toda a parte superior do prédio, até o final do ano. Com as plantas espalhadas por todo o telhado, a temperatura interna deverá ficar mais amena, diminuindo o uso do equipamento de refrigeração de ar nas dependências do shopping, que desperdiça cem mil litros de água por dia e emite significativas quantidades de carbono na atmosfera.

Lá em cima, as plantas crescem com o adubo produzido pelo sistema de compostagem, que aproveita os resíduos encontrados na praça de alimentação do shopping. O sistema consegue transformar em compostos orgânicos 25% das 300 toneladas de lixo produzidas todos os dias no centro comercial.

 Para garantir a eficiência dos compostos orgânicos, o shopping encomendou catalisadores que aceleram a decomposição do lixo, realizando, em três horas, uma tarefa que, naturalmente, ocorreria em 180 dias. Até agora, foram colhidas cem berinjelas e outros legumes, além de uma boa plantação de alfaces que brota em boa parte do telhado ecológico do Eldorado. Com informações da Rede Brasil Atual.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.