- Publicidade -

Edifício com 10 mil plantas e árvores será erguido na Holanda

A floresta vertical vai capturar CO2, amenizar o calor e a poluição sonora

florestal vertical
Serão 30 espécies diferentes na fachada. | Imagem: Stefano Boeri Architetti

Combinar vegetação com espaços urbanos é a especialidade do arquiteto italiano Stefano Boeri. Desde o lançamento do seu famoso Bosco Verticale, em Milão, diversas cidades pelo mundo se interessaram pela ideia e começaram a implantar projetos semelhantes. Na Holanda, a chamada “floresta vertical” foi implantada pela primeira vez, em 2021, em uma habitação social. Agora, o conceito chega ao centro de Utrecht.

- Publicidade -

Batizado de Wonderwoods, o edifício em Utrecht prevê abrigar cerca de 10 mil plantas de 30 espécies diferentes em sua fachada – sendo 360 ​​árvores e 9.640 arbustos e flores -, o que, segundo o projeto, seria equivalente à vegetação de um hectare de floresta. O objetivo é criar uma espécie de “ecossistema urbano” capaz de produzir cerca de 41 toneladas de oxigênio e absorver aproximadamente 5,4 toneladas de CO2 anualmente.

floresta vertical Utrecht
Este ecossistema urbano é capaz de produzir cerca de 41 toneladas de oxigênio por ano. | Imagem: Stefano Boeri Architetti

Graças à ação filtrante realizada pelas folhas, a edificação ajudará a purificar o ar na cidade holandesa. Outra vantagem é que o microclima, criado com o verde, poderá amenizar o calor, levando mais conforto térmico para dentro do prédio e, consequentemente, gerando redução nos custos energéticos com sistemas de refrigeração. As plantas ainda amortecem a poluição sonora da área urbana.

O Wonderwoods é um projeto de edifício de uso misto, com residências e escritórios, que será composto por duas torres – de 105 e 70 metros de altura. A torre mais alta (Torre A) será a floresta vertical de Utrecht.

floresta vertical Utrecht
Edificação será de uso misto. | Imagem: Stefano Boeri Architetti

Como uma floresta viva, as fachadas mudarão sua composição de cores e espessura dependendo da estação do ano, da disponibilidade de luz solar, do crescimento e manutenção das plantas. Aliás, sobre este último tópico, a irrigação será feita por meio de um sistema inteligente de sensores, portanto não dependerá dos moradores. Uma estação centralizada e condominial facilitará a programação da poda e manutenção da vegetação.

- Publicidade -

Uma groselheira e uma pereira foram as primeiras espécies a serem plantadas nos vasos da fachada, nos terraços e nos jardins internos individuais. A previsão é que a construção esteja pronta para os residentes no verão europeu (entre junho e setembro) de 2024.

florestal vertical Stefano Boeri
Árvores começam a ser plantadas. | Foto: Milan Hofmans | Stefano Boeri Architetti

O projeto Wonderwoods foi desenvolvido por Stefano Boeri Architetti e MVSA Architects e ganhou o Best Future Project 2019 dos Prêmios MIPIM / Architectural Review Future Project 2019.

- Publicidade -