- Publicidade -

Casinha portátil é capaz de expandir tamanho em 3 vezes

Apelidada de mini casa mais inteligente do mundo, a Pod Studio passa de 15 m2 para 43 m2 em menos de 15 minutos

Imagem: Divulgação

Apesar de muitos torcerem o nariz, as mini casas podem ser tão confortáveis como uma residência comum. Geralmente, o design funcional e o planejamento milimétrico são aplicações que contribuem para aproveitar espaços ao máximo e garantir a impressão de amplitude. Mas, no caso da empresa Podform isso foi além, desenvolvendo um lar literalmente expansível.

- Publicidade -

A Pod Studio, como é chamada, de apenas 15 m2 pode ser expandida para até 43 m2 em menos de 15 minutos. Portátil, a casa é totalmente equipada com pés hidráulicos, painéis solares e tecnologia inteligente: todos os recursos podem ser controlados por meio de um aplicativo.

A mini casa também é projetada tanto para se conectar à rede elétrica comum, como também operar “fora do sistema” – sendo assim uma opção para quem deseja uma vida mais dinâmica, longe de grandes centros urbanos e até mesmo em lugares remotos.

Pod Studio
Imagem: Divulgação

Há ainda a possibilidade que, se usada somente para períodos específicos, possa ser utilizada como imóvel para aluguel, gerando renda aos proprietários.

Casa autossuficiente

Integrada com painéis solares de última geração e sistema de armazenamento de bateria, a casa possui autossuficiência energética. Há ainda um sistema de circulação de água e fossa séptica, proporcionando assim uma vida independente de acesso a certos serviços públicos.

- Publicidade -

Graças às “pernas hidráulicas”, a Pod Studio também elimina a necessidade de uma fundação, permitindo a instalação em qualquer lugar sem esforço.

Pod Studio
Imagem: Divulgação

Os recursos tecnológicos coroam este inusitado lar. O controle climático, a iluminação LED e até o acionamento dos eletrodomésticos podem ser operados usando um aplicativo no celular. É também possível fazer projeções na parede de vidro. Com um toque de um botão, o morador usa a parede frontal como tela para ver informações sobre a agenda do dia, o clima, músicas e até uma vista panorâmica de sua preferência – enfim, uma casa digna de qualquer filme futurista.

Por fim, trata-se de uma casa preparada para eventos climáticos diversos. O chassi e o exterior são construídos em aço e alumínio e são resistentes ao fogo por até 90 minutos. Além disso, o sistema de toldo solar pode suportar ventos de até 160 km/h, enquanto uma casa tradicional sofreria graves danos.

- Publicidade -
Pod Studio
Imagem: Divulgação

A ideia da startup Podform, com sede na Califórnia (EUA), é comercializar a moradia totalmente mobiliada e pronta para uso. Mas, por enquanto, não há detalhes sobre tal intenção. Há somente a possibilidade de entrar em uma reserva para ter uma experiência, isto é, realizar uma reserva futura para uma noite de estadia na casa. Para saber mais, acesse o site da companhia.

Pod Studio
Imagem: Divulgação
Pod Studio
Imagem: Divulgação