A empresa norte-americana Lamboo é conhecida por suas técnicas de utilização do bambu estrutural. O novo projeto da empresa é a criação de uma casa, chamada de Lamboo Studio Project, que servirá como showroom para seus produtos.

A estrutura consiste em um pequeno estúdio, abastecido com energia solar. Praticamente todos os materiais usados na construção provêm de fontes renováveis, como o piso de milho e vigas, curvas e planas, de bambu.

O projeto apresenta um telhado diferenciado, em forma de “S”, e utiliza técnicas de arquitetura passiva, que protegem a casa do sol forte no verão. “A forma do telhado ajuda a alcançar uma grande quantidade de luminosidade dentro da casa. Durante o inverno, isso ajuda a aquecer o espaço naturalmente.” explica o arquiteto da Lamboo Company.

A pequena casa não é apenas esteticamente agradável, mas também muito prática e sustentável. A Lamboo abusou das janelas e iluminação superior para deixar a luminosidade natural penetrar os ambientes, ainda assim, a estrutura manteve também algumas áreas sombreadas para o verão.

O projeto tem apenas 91m² e conta com um ambiente principal e um banheiro, que utiliza o método de compostagem. Em sua cobertura será utilizada uma mistura de palha de bambu e metal, que abrigará os painéis solares fotovoltaicos.