tijolo de cogumelo
Tijolo feito com cogumelos. Foto: Philip Ross | Mycoworks

As casas de cogumelos existem apenas nos livros e filmes de gnomos e outros seres que habitam as florestas – e a nossa fantasia! Mas, uma invenção pode tornar possível essa ideia de viver em uma casa de cogumelos.

O designer Phill Ross desenvolveu um tijolo fabricado com fibras de cogumelo e inclusive já montou uma estrutura com os seus tijolos.

Foto: Philip Ross, Mycoworks

O designer usa as raízes da espécie cogumelo rei, que são bastante fibrosas e crescem rápido, na construção dos seus tijolos. Esta parte da planta, além de crescer rapidamente, é muito resistente, à prova da água, não é tóxica, é resistente ao fogo e biodegradável.

Phill fabricar os tijolos, cultiva os cogumelos em sacos com serragem. Depois seca estes sacos, onde estão as raízes, e corta o material com lâminas extremamente afiadas.

Foto: Philip Ross, Mycoworks

Este processo funciona porque os cogumelos digerem a serragem durante o seu crescimento e a transformam em quitina, a mesma fibra que compõe o exoesqueleto dos insetos e que, desta vez, vai ser parte dos tijolos de cogumelo.  

“Os tijolos são feitos de um material composto formado por um núcleo esponjoso e a parte externa mais densa”, explica o designer. “A camada que encobre os tijolos é incrivelmente dura, resistente à quebras e pode suportar uma enorme pressão externa”.

Foto: Philip Ross, Mycoworks

O site Inhabitat descreveu o tijolo criado com cogumelos como “mais resistente que o concreto” e Phill acredita que o material pode inclusive substituir itens de polímeros plásticos usados na construção hoje.  

Alguns designers já estão usando as raízes de cogumelos para fabricar chapéus, canoas e até mesmo caixões biodegradáveis, como mostramos nesta reportagem do CicloVivo. Já Phill faz planos mais audaciosos: quer construir uma grande casa com os tijolos de cogumelo para até 20 pessoas.

Foto: Philip Ross, Mycoworks