Sakaramenta, localizada em Malawi, é uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamento que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população local. Entre as criações está um parquinho feito com a estrutura de uma ambulância abandonada.

Os projetos desenvolvidos pela Sakaramenta utilizam alternativas simples para promoverem soluções práticas. Entre os exemplos estão as bicicletas e os carrinhos utilizados para o transporte de materiais e pessoas. Os equipamentos são feitos, em sua maioria, com o reaproveitamento de grandes galões.

Com a ajuda dos arquitetos holandeses Pim van Baarsen e Luc van Hoeckel, a empresa pôde ir além e oferecer também um espaço de lazer para as crianças de Malawi. O parque foi feito com materiais recicláveis, em sua maioria provenientes de uma ambulância que permanecia abandonada nos arredores do hospital BEIT, em Blantyre.

Além da carcaça do carro, os arquitetos utilizaram objetos encontrados em um ferro-velho, como pneus, molas, e eixos. Assim foi possível criar um ambiente que permite a diversão e estimula a imaginação. O parque é acessível, inclusive, às crianças com deficiências.

De acordo com a empresa, foco é que todos os projetos desenvolvidos sejam “simples, fortes e sustentáveis”. Devido à reutilização de materiais a construção tem custos bem baixos. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.