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Toyota apresenta carro movido a hidrogênio em Tóquio

O modelo será capaz de gerar 100 KW, terá autonomia de 500 km e poderá ser recarregado em menos de três minutos.

Não é de hoje que a Toyota anuncia suas pesquisas no desenvolvimento de um automóvel que usa células de hidrogênio, mas, somente na última quarta-feira (20), foi divulgado o protótipo FCV (Fuel Cell Vehicle) Concept – modelo com dois tanques de hidrogênio de alta pressão. 
Toyota/Divulgação

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Como já estava nos planos da montadora japonesa, o veículo será lançado apenas no final de 2015. Entretanto, algumas informações já foram adiantadas no Salão de Tóquio: o modelo será capaz de gerar 100 KW, terá autonomia de 500 km e poderá ser recarregado em menos de três minutos. 


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O sistema do automóvel transforma ar em água, enquanto gera a energia elétrica capaz de movimentar o carro. Ele é capaz de acomodar até quatro pessoas. “Totalmente abastecido, o veículo pode fornecer eletricidade suficiente para satisfazer as necessidades diárias de uma casa por mais de uma semana”, afirma a Toyota em seu blog.

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Outros modelos

No Salão de Automóvel de Tóquio, que teve início no último sábado (23), também foi apresentado um novo modelo híbrido esportivo, o Aqua G Sports, além dos “compactos” – tidos como a promessa para a mobilidade do futuro.


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Enquadra-se nesse quesito o FV2, compacto que opera por meio dos movimentos corporais do motorista. Sem volante, o veículo possui um sistema inteligente que coleta as informações necessárias para evitar acidentes devido a pontos cegos, por exemplo. Há também um mecanismo que permite acumular um histórico de dados, para que o próprio automóvel, sugira rotas e até mesmo determine o nível de assistência necessária com base na habilidade do motorista.


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Seguindo a linha futurística, a Toyota exibiu o i-Road, veículo com lugar para até duas pessoas. O modelo, que já havia sido apresentado no Salão de Automóvel de Genebra, possui um sistema que comanda as rodas dianteiras, a fim de dar mais estabilidade à condução. Totalmente elétrico, o carro será produzido em baixa escala a partir de 2014. A ideia é que seja usado em programas internos da montadora.


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“As pesquisas da Toyota, bem como os investimentos feitos pela companhia, demonstram nosso comprometimento em reduzir os impactos climáticos e avançar no uso de tecnologias mais limpas”, informou Chris Hostetter, vice-presidente de estratégia e planejamento da Toyota, durante 9º Aspen Ideas Festival. O encontro, sobre tecnologias para a mobilidade urbana, foi realizado em julho deste ano, nos Estados Unidos. 

Veja o FCV e o i-Road em ação:

Com informações da Revista Autoesporte.

Redação CicloVivo