- Publicidade -

Recife terá sistema de compartilhamento de carros elétricos

A ideia é que o usuário possa ir até uma estação, retirar o automóvel e devolvê-lo em um prazo determinado.

A capital pernambucana deve ser a primeira cidade do país a ter um sistema de compartilhamento de veículos movidos a energia. Basta realizar um cadastro prévio para que o usuário possa alugar seu automóvel e sair pelas ruas sem emitir gases poluentes.

- Publicidade -

Semelhante ao sistema de bikes, a ideia é que o usuário possa ir até uma estação, retirar o automóvel e devolvê-lo em um prazo determinado. Na fase inicial, apenas três unidades serão disponibilizadas, da fabricante chinesa Zhidou com os modelos Zd e Zdi. Os veículos são automáticos, possuem autonomia de 100 a 120 quilômetros, dois lugares e ar-condicionado.

Cada usuário poderá alugar por ao menos uma hora. Por meio de um aplicativo, ele desbloqueia e devolve o veículo. Há também a intenção de desenvolver um sistema de carona para os usuários que forem traçar a mesma rota – neste caso, o custo da viagem será rateado entre os dois.

Também será estipulado o tempo máximo de uso e multa para os que não respeitarem. O projeto será implantado em parceria pelas empresas pernambucanas Serttel e Porto Digital. Os planos são de concretização até janeiro de 2015.

Atualmente, a Serttel é responsável pelo serviço de compartilhamento de bicicletas em cinco capitais brasileiras. O objetivo é que o sistema de carros também seja levado para outras cidades.

- Publicidade -

Não é novidade que um dos grandes males atuais são as emissões de gases efeito estufa que, segundo um relatório da ONU, precisa ser reduzido em 14% até 2020 para que as piores consequências do aquecimento global sejam evitadas. Desta forma, a medida, que já foi implantada em países afora, surge como alternativa ao veículo particular e mais uma opção de combinar modais, como transporte público, bicicleta, caminhada para trajetos mais curtos e, em breve, carro elétrico.

Redação CicloVivo

- Publicidade -