- Publicidade -

Pulseira inteligente registra histórico médico e pode salvar vidas

O sistema possibilita o armazenamento de informações completas sobre o histórico médico do usuário e ajuda as equipes de resgate.

O LifeCode é uma solução pensada para organizar todos os resultados e informações médicas. O bracelete possibilita o armazenamento de informações completas sobre o histórico médico do usuário e ajuda as equipes de resgate e primeiros-socorros de hospitais a auxiliar vítimas de acidentes.

- Publicidade -

A pulseira tem 4GB de capacidade de armazenamento de informações a respeito do paciente de forma rápida e prática. Tipo sanguíneo, histórico de doenças, alergias, medicamentos, tratamentos, aparelhos de auxílio, contatos de emergência, entre outros, estão ao alcance de um clique.

Segundo Mauricio Ceschin, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde, em entrevista para o programa É Noticia, da Rede TV, em setembro de 2013, o histórico médico “evita repetição desnecessária de exames, melhora a qualidade do atendimento, a condição de diagnóstico e evita interações medicamentosas indesejáveis”.

Por isso, durante consultas médicas de rotina ou em caso de tratamentos de saúde, ter em mãos informações sobre o histórico do paciente e acesso aos exames realizados é algo imprescindível. A padronização de informações entre os diferentes médicos, melhora a qualidade do atendimento e propicia um atendimento mais eficaz.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

“Quando vai ao médico, você não tem seu histórico clínico, à sua disposição. Todos os anos o que você já fez na vida, quais são as patologias, qual é tipo sanguíneo, quais vacinas tomou na vida. Você não tem um registro, um arquivo, que você possa acessar”, diz Ceschin. É justamente isso que esta tecnologia pretende fazer.

Em caso de emergência, o bracelete é facilmente identificável por equipes de resgate por conta do símbolo mundial da saúde. É acessível em qualquer computador, mediante conexão USB, e conta com sete idiomas disponíveis: português, inglês, espanhol, francês, alemão, holandês e Italiano.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

Criado na Itália, o LifeCode armazena informações de até quatro perfis por bracelete. Esses dados são carregados de forma fácil e intuitiva no software do bracelete e protegidos por senhas de acesso, deixando disponível no perfil público somente as informações que o usuário desejar. O dispositivo pesa 10gr e é indicado principalmente para esportistas amadores ou profissionais, crianças, idosos, viajantes, pessoas sujeitas a trabalhos de risco, além de pacientes que passam por longos tratamentos ou possuem doenças crônicas. Mas todos podem usar.


Foto: Divulgação

O principal benefício ambiental e econômico deste sistema é a grande diminuição no consumo de papel e a repetição desnecessária de exames.