- Publicidade -

Painel solar preto alcança mais de 19% de eficiência

Painéis solares tradicionais atingem de 15 a 17% de eficiência.

Um painel solar inusitado, totalmente preto, com uma eficiência de ao menos 19,4% foi desenvolvido pela empresa Solaria com sede na Califórnia. O número representa um avanço aos painéis tradicionais que atingem de 15 a 17%.

- Publicidade -

O segredo da eficiência está na fabricação de módulos com menos espaço entre as células solares de silício monocristalino. Elas “são cortadas e sobrepostas sem solda, o que cria um conjunto de unidades de potência altamente confiável”, afirma a empresa em seu site. Além disso, o modelo, chamado de PowerXT, é projetado eletricamente para reduzir as perdas de energia.

A Solaria defende que o sistema é mais econômico para o cliente, afinal os painéis mais eficientes geram mais energia por metro quadrado, reduzindo os custos de instalação e o número de painéis instalados. Ainda assim, não foi divulgado o valor de cada módulo solar.

Imagem: Solaria
Imagem: Solaria

A companhia acaba de arrecadar 23 milhões de dólares para expandir a produção e, além do PowerXT, ela possui mais dois produtos: o PowerView, para integrar energia fotovoltaica em edifícios e o PowerGrow, uma solução para estufas, que ao mesmo tempo gera energia e melhora o crescimento da planta.

Redação CicloVivo

- Publicidade -