- Publicidade -

Memorial em homenagem às vítimas do “11 de setembro” recebe selo LEED Gold

As autoridades norte-americanas prepararam uma cerimônia, para homenagear as vítimas dos ataques de 11 de setembro, que marcou também a inauguração do memorial Marco Zero, construído no local onde estavam as torres gêmeas.

O último domingo marcou a primeira década desde os ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Para refletir sobre o acontecimento e homenagear as vidas que foram perdidas neste dia, as autoridades norte-americanas prepararam uma cerimônia, que marcou também a inauguração do memorial chamado de Marco Zero, construído no local onde estavam as torres gêmeas.

- Publicidade -

O arquiteto Michael Arad e o paisagista Peter Walker foram os responsáveis pelo projeto que irá marcar a memória de pessoas em todo o mundo. A ideia da dupla era usar árvores e espelhos d’água, que trouxessem beleza e diversas mensagens como esperança e renovação, para um lugar que antes só estava marcado pela tragédia.

Para escolher o memorial que seria construído foi realizada uma competição de design, que contou com 5.200 inscrições de profissionais de 63 países, da qual os vencedores foram Arad e Walker. O projeto da dupla conta com duas piscinas, construídas exatamente nos locais onde antes estavam as Torres Gêmeas, que são “grandes espaços vazios, abertos e lembretes visível da ausência”, conforme explicado por eles. Além da simbologia, as piscinas são envoltas por painéis de bronze que trazem em si os nomes de todas as pessoas que morreram no ataque de 11 de setembro.

Os arquitetos se preocuparam com a mensagem que o memorial deve trazer, mas também demonstraram cuidado com o meio ambiente, com o intuito de que a construção causasse o menor impacto possível. Prova disso foi a obtenção do selo LEED Gold.

- Publicidade -

A estrutura conta com sistemas de reaproveitamento de água, que é usada para a irrigação, e outras estruturas que reduzem os gastos com água e energia. A praça, que também pode servir como um refúgio em meio à correria de Nova York, possui 400 carvalhos brancos. Segundo Arad e Walker as árvores servem como representações vivas da destruição e renovação da vida em seus próprios ciclos anuais.

A estrutura, inaugurada no último domingo (11) pelo presidente Barack Obama durante a cerimônia de homenagem às vítimas do ataque, também servirá como uma espécie de telhado verde para o Museu Memorial e a estação de metrô, que estão localizados a 70 metros de profundidade da praça. Com informações do Inhabitat.

- Publicidade -

Redação CicloVivo