- Publicidade -

Italianas criam bike dobrável em forma de canivete suíço

Bicicleta foi desenvolvida para ser carregada nos trens, ônibus e metrô das grandes cidades.

As designers italianas Valentina Vecchia e Marilena Alberga criaram a “One Shot”, uma bicicleta dobrável inspirada no formato de um canivete suíço. Indicada para os ciclistas urbanos – que nem sempre conseguem transportar suas bikes enquanto utilizam outros veículos – o produto ainda é um conceito e tem estilo arrojado e rodas pequenas, que diferenciam a experiência convencional de andar de bike nas grandes cidades.

- Publicidade -

A “One Shot” foi criada para atender às necessidades dos ciclistas urbanos, que costumam encontrar dificuldade para carregar a bike nos trens, nos ônibus e no metrô, além de elevadores e até mesmo nos locais de trabalho, que nem sempre oferecem bicicletários. A produção da bike contou com o apoio da Alstom, multinacional europeia que atua em sistemas de transporte público em várias partes do mundo. “Uma bicicleta que se transforma, e que, por sua vez, transforma a maneira como as pessoas viajam”, declararam os representantes da empresa sobre a One Shot.

Criatividade e bom humor também foram elementos necessários para desenvolver o modelo do canivete suíço gigante. Assim, a bike ganha forma quando o usuário puxa uma de suas bases para frente – com o movimento, aparecem os guidões, o banco e os pedais, prontos para serem usados. Uma trava instalada na bicicleta aumenta a segurança dos ciclistas, impedindo que a estrutura se feche enquanto o usuário pedala, o que causaria acidentes.

O produto carrega a intenção de cativar mais pessoas a aderirem ao transporte intermodal – aquele em que são variados os veículos – de maneira bem estilosa, mas o site Yanko Design não apontou nenhuma previsão de comercialização e nem o futuro preço de venda da bicicleta conceito. Em 2012, o CicloVivo apresentou uma bike elétrica e dobrável, com apenas um metro de comprimento e sistema de aquecimento  para o ciclista.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo