Inicio Negócios Iniciativa global une empresas, governos e sociedade civil para repensar o plástico

Negócios

Iniciativa global une empresas, governos e sociedade civil para repensar o plástico

Entre outras coisas, o projeto deve pensar soluções para evitar o desvio de plásticos para o meio ambiente.

27 de janeiro de 2017 • Atualizado às 12 : 22
Iniciativa global une empresas, governos e sociedade civil para repensar o plástico

O projeto tem mais de 40 organizações envolvidas em toda a cadeia de valor do plástico. | Foto: iStock by Getty Images

2.24K
0

Uma iniciativa global chamada de  New Plastics Economy  eliderada pela Fundação Ellen MacArthur reúne empresas, governos, cientistas e cidadãos para acelerar a transição para um sistema global mais eficaz para os plásticos. Os três objetivos principais do projeto são: a criação de uma melhor economia de plásticos pós-consumo, a redução do desvio de plásticos para o meio ambiente e a dissociação da produção de plásticos a partir de matérias-primas à base de combustíveis fósseis.

A Tomra, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para a separação e resíduos, é um dos cinco novos membros da iniciativa, que trabalha com mais de 40 organizações de toda a cadeia de valor dos plásticos e é apoiada por acadêmicos, empresários e filantropos.

Como parte da iniciativa, os novos membros apresentaram detalhes de projetos piloto inovadores voltados a repensar e redigir o futuro dos plásticos em um workshop em Londres, em dezembro de 2016.

“Lixo marinho é uma preocupação crescente em todo o mundo e será o nosso foco principal como um membro da iniciativa. Resíduos plásticos representam uma grande proporção do lixo marinho e aumentando o valor do plástico recuperado, por torna-lo útil para reciclar e reutilizar, irá reduzir os volumes de lixo marinho. Nossas tecnologias são capazes de mudar a forma como os plásticos são reciclados, em termos de qualidade e quantidade, e estamos ansiosos para fazer uma contribuição significativa para o desenvolvimento de um melhor sistema global de plásticos “, disse Stefan Ranstrand, presidente e CEO da TOMRA .

Em janeiro de 2017, a New Plastics Economy apresentará suas últimas descobertas aos líderes governamentais e empresas na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Rob Opsomer, líder da iniciativa, comenta: “A New Plastics Economy está trabalhando para repensar completamente e redesenhar o nosso sistema global de plásticos, e melhorar a forma como os plásticos são gerenciados após o seu uso, e queremos dar um passo muito importante nesse campo. Tenho satisfação por poder contar com o envolvimento ativo de todos os participantes, incluindo a TOMRA, na colaboração para definir direção, estabelecer sistemas e normas comuns e dar início à inovação – para avançar para um sistema de plásticos que funciona”.

 

(2238)

logo
Fechar
Abrir
logo