Inicio Vida Sustentável Expedição leva moradores de São Paulo para conhecer rios escondidos

Vida Sustentável

Expedição leva moradores de São Paulo para conhecer rios escondidos

O objetivo da caminhada é alertar sobre a existência dos rios soterrados pelo crescimento desordenado da cidade.

20 de junho de 2014 • Atualizado às 17 : 31

Expedição leva moradores de São Paulo para conhecer rios escondidos
11.32K
0

No próximo domingo (22) acontecerá a expedição Rios e Ruas, organizada pela Mostra Cultural Rios e Ruas, com apoio do Planeta Sustentável e em parceria com a marca Skechers, patrocinadora do ultramaratonista Carlos Dias.

No último 31 de maio, o atleta percorreu 30 quilômetros a partir do Jardim Botânico de São Paulo, passando pelo curso de rios como Ipiranga, Tamanduateí e Pacaembu. “Nossa sede no Brasil é em São Paulo, então valorizamos iniciativas que melhoram a qualidade de vida das pessoas na cidade”, explica Thianne Martins, gerente de marketing da Skechers.

A expedição do dia 22 vai percorrer o curso do Riacho das Corujas, que nasce na rua Heitor Penteado, o ponto de partida. A caminhada continua em direção à zona sul, passando por pontos como a Praça das Corujas, onde um trecho do rio é ao ar livre e usado, inclusive, para regar a horta comunitária implantada naquela área. O trajeto termina na Praça Victor Civita, onde acontece a exposição.

Para participar, é preciso se inscrever no site ou no portal Webrun. A caminhada é gratuita.

Sobre a Mostra Rios e Ruas

Idealizada por Charles Groisman e com curadoria de Marcello Dantas, a primeira fase da Mostra Rios e Ruas ficará na Praça Victor Civita até 31 de julho. A grande atração é a Casa Invisível, analogia aos chamados rios invisíveis, soterrados pelo crescimento desordenado da cidade.

Pensada por Dantas, a obra é formada apenas por tubulação, sem paredes. “É como um corpo sem mais nada além das veias”, compara ele. Painéis interativos incitam discussões sobre a água e os rios paulistanos, desde sua origem até o desenvolvimento de alternativas sobre como trazê-los de volta ao convívio urbano, provocando reflexões sobre um tema recorrente e que ganha na atualidade um caráter dramático, em consequência da falta de água que ameaça a região metropolitana de São Paulo. “O tema é atual e mundial, além de inspirar a conquista da cidade sustentável ideal”, explica Groisman, criador da IdeaAction.

Expedição Rios e Ruas

Saída: Rua Werner Sack, 8 (esquina com a Heitor Penteado), às 11h

Chegada: Praça Victor Civita, às 13h

Inscrições e mais informações aqui.


Crédito das fotos: Samuel Esteves

(11324)

logo
Fechar
Abrir
logo