- Publicidade -

Curitiba inaugura praça construída pela própria população

O terreno foi doado pela prefeitura local, mas todas as estruturas instaladas na área foram construídas pela própria população através de mutirões sociais.

A cidade de Curitiba se prepara para inaugurar a Praça de Bolço dos Ciclistas. O terreno foi doado pela prefeitura local, mas todas as estruturas instaladas na área foram construídas pela própria população através de mutirões sociais. Apesar do nome, o local não é restrito aos ciclistas.

- Publicidade -

A inauguração da praça, localizada na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, acontecerá na próxima segunda-feira (22), quando é comemorado também o Dia Mundial Sem Carro. O trabalho é mais uma demonstração de como as autoridades públicas podem agir em conjunto com organizações não governamentais e com a própria sociedade civil.

Esta é a primeira obra deste tipo na capital paranaense. De acorco com a Prefeitura de Curitiba, eles doaram o terreno, desenvolveram um projeto arquitetônico conceitual, fizeram as obras de terraplanagem e forneceram os materiais. Quem colocou a mão na massa foram os cicloativistas.


Foto: Everson Bressan/SMCS

“Essa foi a maneira encontrada para implantar a praça de forma mais rápida e descomplicada, sem ter de seguir os trâmites decorrentes de uma licitação. Assim, atendemos o interesse dos cicloativistas e, reforçando a parceria com a Ciclo Iguaçu, reafirmamos uma nova maneira de entendimento entre o poder público e a sociedade civil organizada que beneficia a todos”, explicou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, em declaração ao site da Prefeitura.

- Publicidade -


Foto: Everson Bressan/SMCS

A praça contém um mural pintado em alusão à bike, um muro coberto por plantas, bancos, floreiras, decoração em mosaico, espaço lúdico para crianças, paraciclos, entre outras coisas. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -