- Publicidade -

Blog destaca histórias inspiradoras de paulistanos anônimos

São pessoas que estão nos bastidores dos principais pontos de São Paulo e fazem a cidade funcionar.

Sabe o garçom que lhe atendeu ontem à noite? E aquela senhora que varria a rua hoje de manhã? As grandes cidades estão repletas de personagens interessantes, que passam “batido” na correria do cotidiano. Para dar visibilidade a essas pessoas, a estudante de jornalismo Karin Salomão criou uma página que reúne boas histórias de anônimos.

- Publicidade -

No blog “perfiSPaulistanos” é possível conhecer, por exemplo, a simples e bela história de Geraldo Soares de Medeiros, que há mais de três décadas trabalha na manutenção da limpeza da Catedral da Sé. Mesmo atuando durante tanto tempo em uma das mais importantes igrejas do país, ele nunca havia dado entrevista e resolveu que era hora de deixar sua marca.

Entre tantas histórias, Karin relata o dia-a-dia do simpático balconista Petrônio de Almeida Donato do Bar do Estadão; da amante de livros Odete Machado, que cuida de um espaço embaixo da Avenida Consolação chamado de “Passagem Literária”, a história de vida do artista Emerson Pinzindim que hoje se apresenta com seu saxofone em frente ao Conjunto Nacional, mas já foi “desde pai de família até jovem guerrilheiro”.

Também é curiosa a difícil trajetória do coveiro Francisco Pinto de Campos Neto, do Cemitério da Consolação, que, por muito tempo, foi usuário de drogas e passou por diversas clínicas de reabilitação até conseguir espaço no mundo da literatura.

O blog foi criado para o trabalho de conclusão de curso da jornalista. “Durante um ano, andei exaustivamente de metrô, ônibus e a pé, atrás de pessoas que estivessem por trás dos acontecimentos. Pessoas escondidas, desconhecidas, de bastidores, que fazem a cidade funcionar. São pessoas que estão nos bastidores dos principais pontos da cidade. Estão por trás das cortinas dos maiores pontos de São Paulo, mas não aparecem para receber os créditos, os aplausos e as honras”, explica Karin.

- Publicidade -

Por Marcia Sousa – Redação CicloVivo