O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) e Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) realizam o Curso de Formação Básica de Condutores de Visitantes. O curso é gratuito, e são 30 vagas, sendo 18 vagas aos interessados que moram nos municípios de Grão Pará, Orleans e Lauro Müller e 12 vagas aos que residem nos municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici, todos em Santa Catarina. Os interessados devem obedecer determinados critérios para se candidatar às vagas, conforme consta no edital.

Você sabe o que é ser condutor?

Entende-se como condutor de visitante a pessoa física não habilitada como guia de turismo no o Ministério do Turismo (MTur). Geralmente, é residente na localidade ou próximo do local visitado. Alémde já ter recebido capacitação específica reconhecida pelas Unidades de Conservação.

O condutor de visitante é responsável pela condução em segurança de grupos de visitantes aos locais permitidos. Ele desenvolve atividades interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado. Além disso, contribui para o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação.

Capacitação

O objetivo do curso é capacitar moradores dos municípios abrangidos pelos parques para atuarem como condutores de visitantes nessas Unidades de Conservação. Pessoas que residam em um dos municípios de abrangência dessas Unidades de Conservação e que já desenvolvem algum tipo de trabalho ou tenham o perfil para a atividade de ecoturismo ou a recepção de visitantes nas unidades de conservação e seu entorno

Acesse aqui o edital

Foto: André Dib

Por ICMBIO