É princípio da permacultura aproveitar ao máximo os recursos disponíveis na natureza. A questão do saneamento básico, ainda precário em boa parte das cidades brasileiras, poderia ser amenizada se todos tivessem acesso às técnicas de baixo custo para tratar esgoto de forma ecológica. Uma das maneiras de fazer isso será ensinada no Sesc Sorocaba, no interior de São Paulo.

A unidade mostrará um método que consiste em tratar águas cinzas, que vem das pias e tanques da residência, com a implantação de um círculo de bananeiras. Muito usado no campo, a técnica é uma boa opção devido suas folhas largas evaporarem grandes quantidades de água.

A intenção do curso é ainda trazer a permacultura ao meio urbano e seu conceito de que a convivência dos indivíduos deve ser harmônica com a terra.

A oficina será ministrada no próximo sábado (5) das 9h às 17h. As inscrições devem ser feitas diretamente na central de atendimento do Sesc Sorocaba. E o curso será na Escola Micael, na Rua Augusto Lippel, 1511, Campolim.

Redação CicloVivo