- Publicidade -

Solução natural evita picadas de mosquitos

Produto desenvolvido com moléculas de celulose reduziu em cerca de 80% as picadas – dispensando produtos químicos nocivos à saúde

picada de mosquito
Foto: iStock

As picadas de mosquitos vão muito além do incômodo causado por coceira, vermelhidão ou feridas na pele. Além de casos de alergias graves, os mosquitos são responsáveis por cerca de 350 milhões de casos de doenças humanas por ano. Este número tende a aumentar com o aquecimento global, já que o calor favorece o aumento das populações de insetos.

- Publicidade -

Além do aquecimento, estudo recente  mostrou que o aumento da iluminação no meio ambiente causado pela presença pode aumentar a época de alimentação sanguínea dos mosquitos, o que significa mais picadas.

Para ajudar as pessoas a se protegerem das indesejadas picadas, pesquisadores estão buscando soluções que mantenham os mosquitos longe da nossa pele. Novas pesquisas manipularam uma molécula natural de celulose e criaram um produto que reduziu em 80% a alimentação dos mosquitos na epiderme humana.

insetos
Foto: iStock

A notícia é duplamente boa já que, além da redução de picadas, a solução usa matéria prima natural e abundante, ao invés de produtos químicos que podem ser nocivos à saúde a ao meio ambiente. A celulose usada é barata e abundantemente, podendo ser encontrada em resíduos da indústria madeireira e resíduos locais de alimentos e papel.

Quando tratada com ácido sulfúrico, a celulose forma nanocristais. Esses nanocristais de celulose (CNCs) formam uma película de barreira forte e transparente. Quando combinados com água e uma pequena quantidade de glicerol, esses CNCs podem ser aplicados na pele como spray ou gel para evitar que os mosquitos suguem o sangue através da pele.

- Publicidade -

Os mosquitos fêmeas adultos necessitam de sangue humano ou animal para produzir ovos. Evitando o acesso ao sangue é possível inclusive ajudar a controlar a população de insetos em áreas densamente povoadas.

mosquito
Foto: iStock

Os CNCs e a barreira eficaz que eles criam foram desenvolvidos para diversas aplicações “verdes”, como isolamento acústico, remoção de corantes de têxteis e fabricação de colas superpotentes.

Eficácia comprovada

Em experimentos com mosquitos Aedes aegypti vivos, o pesquisador Daniel Voignac, da Faculdade Robert H. Smith de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Universidade Hebraica de Jerusalém, e sua equipe testaram mãos tratadas e não tratadas com CNC, expondo a pele por 10 minutos dentro de uma gaiola com cerca de 15 mosquitos fêmeas.

- Publicidade -

A fina película de gel CNC atuou como camuflagem química, reduzindo as picadas de insetos em 80% em comparação com uma mão submetida a insetos sem barreira de biomaterial. Pesquisas adicionais revelaram ainda que o revestimento CNC impedia a passagem do vapor de hidróxido de amônio, um atrativo comum para mosquitos.

solução natural para picadas de mosquito
Fonte: PNAS NEXUS | Oxford Academy

Vale lembrar que as espécies pelo Ae. Aegypti e Ae. Espécie Albopictus são vetores para diversas doenças incluindo dengue, chikungunya, zika, encefalite japonesa, febre do Vale do Rift, febre amarela e vírus do Nilo Ocidental.

A pesquisa sobre o novo produto está em fase inicial, mas já apresenta resultados bastante animadores, já que pode resultar em um repelente natural, barato e transparente. Com isso, as picadas vão ser evitadas, a população de mosquitos pode diminuir e o uso de substâncias químicas usadas em outros produtos similares pode ser substituído.

Para conferir o estudo completo, clique AQUI.

solução natural para picadas de mosquitos
Fonte: PNAS NEXUS | Oxford Academy