As melhores cidades do mundo para se viver foram listadas pela consultoria Mercer. A relação foi organizada com base na Pesquisa de Qualidade de Vida 2012. As quatro primeiras colocadas estão localizadas no continente Europeu.

No ranking a primeira cidade brasileira que aparece é Brasília, na 102ª posição. Enquanto o Rio de Janeiro posiciona-se em 112º e São Paulo em 115º. Nova York foi o município-base usado para a realização da análise e classificação.

Como era de se esperar, os destaques são as cidades europeias: entre as 25 do mundo com a melhor qualidade de vida, 15 são deste continente. Já na América, as melhores estão no Canadá: Vancouver, no 5º lugar, seguida por Ottawa (14º), Toronto (15º) e Montreal (23º).

Em termos de infraestrutura, as melhores da Europa estão na Dinamarca e Alemanha, enquanto na América do Sul e Central a cidade de Buenos Aires, na Argentina (83º), levou a  melhor classificação.

Dentre posições mais baixas estão Khartoum, no Sudão, N’Djamena, na República do Chade, Porto Príncipe, no Haiti, Bangui, na República Centro-Africana, e Bagdá, no Iraque.

As cidades foram analisadas segundo dez categorias: ambiente político e social, ambiente econômico, ambiente sociocultural, saúde e vigilância sanitária, escolas e educação, serviços e transporte público, recreação, bens de consumo, moradia e ambiente natural. Veja a lista abaixo das dez primeiras colocadas.

1- Viena, Áustria

2 – Zurique, Suíça

3 – Auckland, Nova Zelândia

4 – Munique, Alemanha

5 – Vancouver, Canadá

6 – Düsseldorf, Alemanha

7 – Frankfurt, Alemanha

8 – Genebra, Suíça

9 – Copenhague, Dinamarca

10 – Berna, Suíça

Com informações do Ideias Verdes.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.