Quer aproveitar o fim de semana com sol e calor e levar a criançada para curtir a praia? A Secretaria do Meio Ambiente preparou uma lista, indicada pelos monitores do projeto Verão no Clima, moradores das cidades do litoral paulista, com dicas dos melhores locais. Confira:

Guaecá, Baleia e Baraqueçaba, em São Sebastião

Morro do Guaecá. Foto: iStock | Kite Air Picture

Com quase 100 quilômetros de faixa litorânea, São Sebastião conta com muitas praias ideais para o público infantil. Areia fina, água transparente, mar tranquilo e limpinho. As praias de Guaecá, Baleia e Baraqueçaba são apenas algumas das ótimas opções no município.

Cocanha e Tabatinga, em Caraguatatuba

Praia de Cocanha. Foto: Ildo Frazao | iStock

Quiosques, aluguel de caiaques e mar tranquilo fazem da praia da Cocanha uma das favoritas das famílias em Caraguatatuba.

Praia de Tabatinga. Foto: Ildo Frazao | iStock

Na praia de Tabatinga, o mar é calminho e sem ondas. Só tome cuidado com o grande movimento de embarcações.

Julião, em Ilhabela

Praia do Julião. Foto: iStock | Kite Air Picture

A praia do Julião, também conhecida como Prainha, tem mar calminho e bastante área sombreada. O acesso é feito por uma trilha pavimentada e acessível. As crianças vão curtir os peixinhos que podem ser vistos próximo às pedras. Se puder, leve uma máscara de mergulho para vê-los mais de perto.

Boqueirão do Sul, em Ilha Comprida

Praia Boqueirão Sul. Foto: Wikimedia Commons | Daniel Souza Lima

Ilha Comprida tem 74 quilômetros de praias e a grande maioria é boa para crianças. Evite a Ponta da Praia, onde o mar se encontra com o “mar pequeno”, pois lá a correnteza é mais forte. No município, pode-se encontrar praias com dunas preservadas e areia branquinha. É uma ótima região para observar aves.

Pereirinha, na Ilha do Cardoso, em Cananeia

Praia Pereirinha. Foto: iStock | Martinelli73

Para chegar ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, é preciso fazer uma travessia de barco que dura cerca de 20 minutos. A criançada vai curtir os golfinhos que se exibem ao longo do caminho e na própria praia do Pereirinha.

Além da praia, o parque oferece diversos outros atrativos, como trilhas, sambaquis e um Centro de Visitantes. Neste ano, a novidade é o aluguel de caiaques, que conta inclusive com monitores para orientar os visitantes.

Praia do Centro ao Jardim do Imperador, em Peruíbe

Praia em Peruíbe. Foto: iStock | Renan Alves

Quando a maré está baixa, essa faixa de praia em Peruíbe fica legal para curtir com as crianças. Guarda-vidas são facilmente encontrados ao longo de todo o trecho e a praia tem uma boa estrutura, com muitos quiosques, que disponibilizam banho de ducha.

As informações são do Portal do Governo.