Cerca de 100 terapeutas corporais voluntários estarão à disposição na próxima sexta-feira (8) para apresentar diferentes práticas integrativas e complementares à saúde física, mental e emocional. As atividades vão ocorrer no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

O Dia Zen, como é conhecido o evento, é uma oportunidade para experimentar e conhecer terapias, como shiatsu, reike, auriculoterapia, quick massage, quiropraxia, a taxas simbólicas de R$ 10,00 a R$ 20,00, destinadas à infraestrutura do projeto.

Essas técnicas fazem parte da grade terapêutica do Hospital Dia Adultos do IPq há mais de 10 anos e, de acordo com a instituição, são opções para complementar o diagnóstico e tratamento médico tradicional e medicamentoso.

Há ainda atividades gratuitas: oficinas de origami (dobradura), de yoga e de expressão cinésiorritmica. Para participar, basta comparecer ao IPq na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, bairro Cerqueira César, em São Paulo (próximo ao metrô Clínicas).

Técnicas que estarão disponíveis:

TISE-Toque Integrativo Somato Emocional

É uma terapia manual com toques sutis, que tem o objetivo de liberar as constrições e restrições físicas e propiciar ao paciente a possibilidade de desenvolver a percepção corporal. Criada no CRHD do IPq.

Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem japonesa executada com as mãos (preponderantemente, os polegares e a palma), extremamente agradável, relaxante e revigorante. Ajuda a liberar tensões e contraturas musculares decorrentes de estados de estresse.

Reiki

Prática de origem japonesa, do início do século 20, utiliza técnicas de toques sutis (imposição de mãos) buscando estimular a capacidade natural do organismo de se restabelecer, trazendo sensação de bem-estar e revigoramento para quem recebe.

Auriculoterapia

Terapia oriental baseada em estímulos em pontos localizados na orelha (pavilhão auricular).

Quick Massage

Técnica de massagem rápida, realizada em uma cadeira especialmente projetada para essa finalidade, onde a pessoa fica em uma posição confortável e relaxante. Promove o alívio de dores musculares das regiões cervical, dorsal, lombar e membros superiores.

Quiropraxia

Prática terapêutica que enfatiza o tratamento manual, como a terapia de tecidos moles e a manipulação articular da coluna vertebral e outras partes do corpo, visando o alívio da dor para favorecer a capacidade natural do organismo de se restabelecer.

Reflexoterapia

Foto: Andreas | Pixabay

Também conhecida como reflexologia, é uma prática que utiliza estímulos em áreas reflexas com finalidade terapêutica. São massageados pontos-chave buscando bem estar e equilíbrio das regiões do corpo nas quais há algum tipo de desconforto.

Biocibernética

Consiste na realização de estímulos de micropressura na pele com a utilização de um instrumento de aço não perfurante. Derivada da acupuntura, tornou-se um método independente com sequência própria de estimulação. Entre os resultados esperados estão melhora do conforto postural, alívio de dores, melhora do sono, melhora da ansiedade, entre outros.

Terapia Prânica

Antiga prática oriental que adota a filosofia do Prana “Ki” ou energia vital para atuar no bem estar do corpo. Utilizam-se as mãos, mas sem tocar o paciente, com o objetivo de promover o reequilíbrio e facilitar assim o processo natural de auto recuperação do indivíduo.

Toque Aromático

Consiste em uma massagem nas mãos com óleos vegetais ou loção aromatizada com óleos essenciais e/ou uma vivência olfativa de sensibilização e atenção plena de modo a oferecer relaxamento, conforto e bem estar por meio de uma agradável experiência sensorial acolhedora.

Terapia Floral

Foto: Devanath | Pixabay

Os Florais de Bach são essências de flores que se argumenta atuar nos estados emocionais. Este sistema parte do pensamento filosófico de que, ao passar pelo processo de autoconhecimento, a pessoa toma consciência de suas qualidades positivas, podendo assim reconhecer a razão dos sintomas e equilibrar os aspectos emocionais que estão em desarmonia, obtendo benefícios para o bem-estar integral.

Oficina de Aromas (sais de banho)

Consiste na vivência em grupo, da preparação de sais de banho com óleos essenciais. Um momento para aprender com consciência e descontração interagindo com a natureza, com as pessoas e com seus sentidos.

Oficina de Expressão Cinesiorrítmica

Técnica que se utiliza da exploração corporal voltada ao autoconhecimento, estimulação do movimento criativo e a espontaneidade do corpo, envolvendo a união de várias técnicas corporais visando a integração do movimento, através da música, ritmo, dança e sons. Promove a percepção corporal, com o uso de estruturas corporais pouco estimuladas. Proporciona integração social, física e mental e sensação de bem estar.

Oficina de Yoga

Foto: Jenia Nebolsina | Pixabay

É uma prática que combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento. Atua com técnicas físicas, respiratórias e mentais. Fortalece o sistema músculo-esquelético, expande a capacidade respiratória e exercita o sistema cognitivo. Preconiza também o autocuidado, uma alimentação saudável e a prática de uma ética que promova a não-violência.

Foto capa: Cenczi | Pixabay