A zumba tem sido uma atividade bastante procurada nas academias, tanto por mulheres como por homens. Além disso, os adolescentes e idosos também estão praticando esta dança. Os movimentos do corpo são realizados sob o estilo latino e combinam ritmos de salsa, merengue, reggaeton, entre outros.

Os benefícios desta modalidade aeróbica, criada por um colombiano, vão além da queima de calorias. “O praticante de zumba pode eliminar até mil calorias em uma hora. Além de exercitar o equilíbrio, consciência corporal, o adepto adquire ganho de força, coordenação motora e possibilita a melhora no sistema cardiovascular e no humor. Outros benefícios da zumba é que ela auxilia a tonificar os músculos abdominais, o glúteo e os membros inferiores e superiores”, explica Diego Barros, fisiologista do esporte do HCor, Hospital do Coração, em São Paulo.

Entre um giro e outro e com o mover dos braços e das pernas, os músculos do corpo podem se manter estáveis só com a prática da zumba. Porém, para quem deseja aumentar os músculos, os exercícios de musculação continuam sendo a melhor alternativa para isso. Quando aliadas, a zumba e a musculação são combinações perfeitas para quem deseja ter um corpo mais bonito.

De acordo com o fisiologista, uma dica para os iniciantes desta modalidade é realizar a atividade com baixa intensidade e com o passar do tempo intensificá-la. O ideal também é uma avaliação médica, com o objetivo de analisar a condição física da pessoa. Outro ponto que contribui é ter uma alimentação balanceada, pelo fato dela ser fundamental para gerar energia necessária durante a dança.

“É necessário fazer aquecimento antes de iniciar a aula de dança como em qualquer outra atividade física e se alongar após o término. Usar tênis, roupas confortáveis e hidratar-se são medidas valiosas para o desempenho da atividade. Consumir carboidratos antes de dançar também é primordial”, sugere Barros.

Segundo o especialista é muito importante que as aulas de zumba sejam supervisionadas por um profissional qualificado, a fim de evitar lesões geradas por movimentos incorretos. “Além disso, quando o profissional acompanha o grupo de dança é possível sentir o ritmo dos alunos e, assim, a aula se torna mais produtiva”, finaliza especialista.

Sport Check- Up

O Sport Check-Up HCor é um programa de diagnóstico médico especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Tem como principal objetivo avaliar as condições gerais de saúde e aptidão física para prescrição e orientação personalizada de um programa de exercícios físicos. Indicado para atender aos mais variados perfis de pessoas: sedentários, esportistas iniciantes, atletas amadores e profissionais.

O programa reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia e medicina do esporte.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.