Uma geladeira comunitária instalada em Bruxelas, na Bélgica, tem sido usada como ferramenta para evitar o desperdício de comida, ao mesmo tempo em que serve comida a pessoas necessitadas. A iniciativa é fruto do trabalho da instituição de caridade Corvia, conforme informado pelo site Razões Para Acreditar.

A ideia surgiu no último Natal, quando além de comida de sobra, as pessoas estão mais abertas a ajudar o próximo. Com o apoio de um comércio local, a organização conseguiu a doação de uma geladeira e a instalou em um dos principais bairros da cidade.

A iniciativa funciona de maneira muito simples. Qualquer pessoa tem acesso ao refrigerador, seja para doar ou retirar alimentos. Assim, ao invés de deixar a comida estragar em casa, basta levá-la até a geladeira, e ela certamente será útil para outra pessoa.

A eficiência já foi testada e aprovada. “Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra Ludovic Galler, morador de rua que visita o local pelo menos uma vez na semana.

Qualquer tipo de alimento em bom estado de consumo pode ser doado. Entre os principais colaboradores estão as padarias e restaurantes da região. Os estabelecimentos têm preferido doar as mercadorias a jogá-las no lixo.

A geladeira utilizada no projeto é equipada com placas solares, que garantem a energia necessária para o seu funcionamento durante as 24 horas do dia, em qualquer dia da semana.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.