açaí
Foto: Derek Owens | Unsplash
- Publicidade -

Fruto típico da região Amazônica, o açaí é considerado um superalimento e não é à toa. Além de ser uma grande fonte de energia, ainda é rico em vitaminas C e E, assim como minerais, entre eles, manganês, cobre, magnésio, cálcio e potássio. A lista de benefícios que essa pequena fruta pode trazer ao organismo faz com que ela seja eleita para estar sempre presente em boa parte das dietas.

Confira 5 benefícios que o açaí pode trazer para a nossa saúde!

açaí
Foto: iStock

Alto teor de antioxidantes

Em grande maioria representados pelas antocianinas, que dão a cor roxa aos frutos, os ganhos oferecidos pelos antioxidantes já foram comprovados em diversos estudos ao redor do mundo. Essas substâncias, presentes no açaí, permitem que ele possa auxiliar no combate ao envelhecimento precoce, na redução do colesterol ruim, na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer, e alguns tipos de câncer.

Grande quantidade de fibras

Presentes principalmente nas polpas in natura, o alto teor de fibras do açaí ajuda a controlar a absorção de gorduras, melhora o trânsito intestinal e, ainda, aumenta a saciedade.

- Publicidade -

Ganhos para o sistema cardiovascular

Ao ajudar no combate ao colesterol ruim, o açaí ajuda a prevenir a aterosclerose, ou endurecimento dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação, auxilia no controle da hipertensão e cuida da saúde do coração.

Imunidade fortalecida

Graças à presença da arabinogalactana, que atua no estímulo das defesas do organismo, o açaí contribui para o fortalecimento da imunidade e ajuda a prevenir infecções.

Ossos mais fortes

Em função das altas concentrações de cálcio e potássio, o consumo da fruta contribui para a saúde dos ossos, tornando-os mais fortes e livres da osteoporose.

açaí
Foto: Alexis Chloe | Unsplash

O açaí pode ser consumido das mais diversas formas. No Norte do Brasil, ele faz parte de receitas salgadas, com um sabor totalmente diferente dos cremes, sucos e sorvetes, mais conhecidos em outras regiões do Brasil.

É importante lembrar que para uma dieta balanceada é importante e que os alimentos e suas quantidades variam de pessoa para pessoa. O ideal é consultar um profissional da área de saúde!

Confira uma receita simples e saborosa de smoothie, da  Fuzzy Açaí.

Smoothie de Açaí Saudável

açaí
Foto: iStock

Ingredientes:

  • 400 g de polpa de açaí
  • 1 banana em rodelas
  • 5 morangos picados
  • 1 pote de iogurte natural desnatado (opcional)
  • 1 xícara de granola
  • Frutas picadas para decorar (banana, morango, kiwi e mirtilos)

Modo de Preparo:

  • Bata no liquidificador o açaí, a banana, os morangos e o iogurte. Coloque em pequenos bowls e finalize com granola e as frutas para decorar. Sirva a seguir.
- Publicidade -