Nem bem você termina de lavar as roupas é já descobre uma peça que ficou para trás. Assim como a louça, a tarefa doméstica é um ciclo sem fim e é por fazer isso tantas vezes que você pode achar que já sabe tudo que precisa saber.

Mas, existem alguns erros comuns que muitos cometem. Confira abaixo a lista, tendo em mente que nunca é tarde para aprender.

– Usar muito sabão

De acordo com Allan Feldman, dono de uma lavanderia nos Estados Unidos, o erro mais cometido é colocar sabão demais na máquina de lavar.  “Quanto mais sujas as roupas, mais sabão as pessoas usam”, afirma. E qual seria o problema disso? O enxágue muitas vezes não dá conta de retirar todo o sabão. Então, além de gastar mais produto, você ainda fica com uma peça que não está completamente limpa. Sempre leia as instruções e coloque apenas a quantidade necessária.

– Lavar demais

Lavar roupas com muita frequência é um exagero ao qual nos acostumamos. Você desgasta a sua roupa, limita seu tempo útil, e gasta mais recursos – água, energia, produtos de limpeza. Se você usou apenas uma vez a peça, nem sempre será necessário lavá-la. Lógico que vale a exceção para peças claramente sujas e roupas íntimas.

– Encher a secadora

Essa é para quem tem uma secadora e acha que está economizando ao colocar o máximo de roupas dentro dela. Mas é o contrário: ela precisará fazer mais esforço, pois precisa de ar para secar as roupas e quanto mais peças menos ar disponível. Outra questão importante é sempre prestar atenção aos símbolos nas etiquetas das roupas que mostram se ela pode ou não ser levada à secadora. Geralmente, está indicado também a temperatura máxima que a peça suporta.

– Colocar peças delicadas na máquina

Sim, lavar roupas a mão é bem chato, mas é aquele famoso “mal necessário”. Colocar peças delicadas na máquina pode acabar totalmente com a peça de uma vez só ou desgastá-la a cada lavagem: depois não poderá reclamar da fabricante. Caso realmente queira usar a máquina (afinal, você comprou para isso mesmo), ao menos compre algum invólucro de proteção próprio para isso. Existem alguns sacos de tecido comercializados para este fim ou você pode encontrar algum em casa que possa cumprir esta função.

No CicloVivo já demos diversas dicas para limpeza das roupas, como 3 opções para deixar as roupas brancas sem cloro ou água sanitária e Dicas para acabar com o mofo no guarda-roupa.

Redação CicloVivo