crianças natureza rotina
A conexão com a natureza traz muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Foto: Francesca Runza | Unsplash
- Publicidade -

Mesmo morando em grandes cidades, é possível adicionar mais verde no dia a dia da criança. Muitas vezes basta abrir a janela e aguçar a percepção para descobrir um mundo real que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons nativos, e possui sabores variados.

A natureza em si potencializa o desenvolvimento da criança nos âmbitos biopsicossociais e espirituais. Na natureza encontramos os estímulos mais ricos e completos necessários para o desenvolvimento integral e saudável dos pequenos.

Com rotinas cada vez mais desnaturalizadas, pelo predomínio da alta tecnologia, das máquinas que fazem tudo e entregam tudo pronto para nós, é preciso equilibrar a balança entre o virtual e o real, levando mais natureza para o cotidiano da criança, conectando-a a vida.

- Publicidade -

Como tornar mais verde o dia a dia da criança?

O universo da natureza reserva muitas descobertas e diversão às crianças. Foto: Pixabay

1 – Mãos na terra

As plantas dentro de casa enchem os ambientes de cores, aromas, oxigênio e nos aproximam dos ciclos das estações do ano. Plante com a criança grãos de feijão para que possa acompanhar seu processo de germinação e crescimento a cada dia.

Cultive também ervas aromáticas e medicinais, para uso na culinária e para algum mal estar eventual de um membro da família. Atribua à criança a responsabilidade de regar os vasos de plantas dentro e fora de casa. 

2 – Pés na terra

Deixe a criança descalça em contato direto com a energia da terra, exposta a diferentes texturas: areia, grama, folhas secas, pedrinhas, lama. Segundo a medicina chinesa, na sola dos pés estão localizados pontos que correspondem aos órgãos vitais e regiões de todo corpo, que são massageados de forma natural ao tocarem o solo, resultando em bem estar e saúde.

 3 – O céu diurno

Observe a movimentação das nuvens. A cada minuto uma nova forma se configura no céu. Nuvens formam animais, objetos, paisagens, etc., que rapidamente vão se  transformando em diferentes coisas. A mesma brincadeira, de encontrar coisas, pode ser feita olhando entre os vãos da vegetação das copas das árvores.

4 – O céu noturno

Acompanhe o ciclo lunar, se encante com o brilho e luminosidade da lua cheia. Com um binóculo observe também as estrelas.

5 – Bichos de jardim

Por menor que possa ser o seu quintal, nele a criança pode encontrar minhocas, formigas, borboletas, besouros, passarinhos, e aprender muito com a natureza.

6 – Fenômenos naturais

Contemple o pôr do sol, a chuva que cai lá fora. Deixe a criança tomar um banho de chuva. Observe o vento arrastando as folhas e agitando os galhos das árvores. Tudo isso coloca a criança em contato com a energia da natureza.

7 – O potencial lúdico da cozinha

As sobras de cascas, as sementes e folhas, podem ser aproveitadas para brincadeiras de comidinhas e até mesmo confecção de brinquedos. Não despreze esses materiais orgânicos, são matérias primas para a imaginação e criatividade nas mãos da criança.

8 – Animais de estimação

Atribua à criança os cuidados dos animais domésticos. Isso contribui para o aumento da sua autoestima, para sua capacidade de empatia e habilidades sociais.

9 – Banho de sol

Garanta uns 20 minutinhos de banho de sol todos os dias.  A exposição aos raios solares traz inúmeros benefícios para a saúde.

10 – Livros e histórias sobre a natureza

Ao ir para a cama, aproveite para contar histórias sobre animais, plantas, lugares de natureza exuberante, e sobre aventuras na natureza. Há muitos livros sobre o mundo natural que despertam o interesse da criança pelos animais e pelas plantas, aproximando a criança da natureza.

- Publicidade -