- Publicidade -
cozido de grão de bico vegano
Foto: Iké Natural Comida Vegana

Uma alimentação à base de plantas pode trazer muitos benefícios para a saúde daqueles que optam por segui-la, mas traz também alguns desafios. Aprender a preparar a sua própria comida é um deles, especialmente para aqueles que não possuem afinidade nenhuma com as panelas.

- Publicidade -

Um dos problemas mais comuns é a falta de criatividade na hora de cozinhar legumes e leguminosas. Isso é, de certa forma, cultural uma vez que a dieta básica do brasileiro é o famoso PF: arroz, feijão e proteína. Sair desse roteiro pode ser trabalhoso e muitas pessoas desistem nas primeiras semanas comendo apenas arroz, feijão e salada!

O que muitos não sabem é que, na verdade, as leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são a principal fonte de proteína para quem não consome ingredientes de origem animal, e que esses alimentos podem ser muito versáteis na cozinha!

O grão de bico, por exemplo, pode ser usado para fazer massas de quiches (como já mostramos aqui na receita de Quiche de Alho Poró), pode virar hambúguer, patê para comer com pão, ou um cozido delicioso. A receita a seguir é perfumada e muito saborosa, além de ser perfeita para esse clima outonal, pois é um cozido quentinho e acolhedor.

Cozido de Grão de Bico com Tahine e Hortelã

Ingredientes

250 g de grão de bico

- Publicidade -

1 cenoura pequena

½ abobrinha italiana

½ cebola

- Publicidade -

2 dentes de alho

Azeite de oliva

1/4 de xícara de tahine

Suco de 1 limão

3 colheres de sopa de hortelã fresca picada

Pimenta do reino

Sal

Modo de preparo

Cozinhe o grão de bico numa panela de pressão. Separe a água e reserve.

Pique em cubinhos a cenoura, a abobrinha, a cebola e o alho.

Numa panela, refogue com o azeite de oliva a cebola e o alho, em seguida a cenoura e a abobrinha.

Adicione o grão de bico e 1 xícara da água de cozimento.

Tempere com o sal, a pimenta e coloque metade da hortelã. Deixe cozinhar, se necessário coloque mais água.

Prepare o tahine da seguinte forma: misture o suco de 1 limão e mexa até que se torne um creme firme. Coloque água aos poucos e mexa sempre, até que vire um creme de cor clara e bem macio. Ele não deve ficar muito líquido, por isso a água deve ser colocada bem aos poucos.

Prove a cenoura do cozido; se ela estiver macia, adicione o creme de tahine e o restante da hortelã. Misture bem, ajuste o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe o cozido descansar um pouco. Ele fica ainda mais gostoso no dia seguinte, e pode ser congelado para ser consumido ao longo da semana.

Receita da Iké Natural Comida Vegana – @ikenatural