quiche vegana
Quiche vegana não leva farinha de trigo na massa. Foto: Iké Natural

Já foi o tempo em que alimentação vegana era sem graça. Atualmente, é possível encontrar desde opções de refeições saudáveis e balanceadas e até mesmo junkfood vegana, e cada vez mais restaurantes e supermercados têm oferecido alternativas em seus menus e prateleiras.

Se antes as únicas opções veganas eram batata frita e macarrão ao molho sugo, hoje há uma grande variedade de opções; tortas, bolos, sorvetes, salgados, culinária japonesa, italiana ou mexicana. A tecnologia possibilita o desenvolvimento de ingredientes substitutos aos de origem animal, e a criatividade dos profissionais da área de alimentação dá o toque final no desenvolvimento de receitas saborosas e originais.

Hoje compartilharei a receita da releitura de um dos pratos clássicos da culinária francesa, embora sua origem seja de fato alemã, e um dos mais pedidos através do delivery da Iké Natural Comida Vegana: a Quiche de Alho Poró. 

A receita original tem massa de farinha e recheio que leva leite, ovos e bacon. Sua versão vegana surpreende tanto pelos ingredientes quanto pelo sabor, além de não levar farinha de trigo em sua massa.

Quiche de Alho Poró

Ingredientes da Massa

320 g de grão de bico cozido (dispensar a água)

200 g de farinha de arroz

1 colher de chá de sal

60 ml de óleo de girassol

Ingredientes do Recheio

350 g de tofu firme

140 g de castanha de caju crua

100 g de feijão fradinho cozido (sem caldo)

50 g de missô + 50 ml de água

20 g de levedura nutricional

60 ml de azeite de oliva

2 talos de alho poró picados em fatias finas

Sal

Pimenta do reino

Modo de preparo da Massa

Num processador de alimentos, bater o grão de bico até que vire uma pasta.

Acrescentar o sal e o óleo de girassol aos poucos, até que vire um creme de tonalidade bege clara.

Acrescentar a farinha de arroz aos poucos, sempre observando a massa. Ela deve formar uma bola dentro do processador, e deve ser possível pegar a massa sem que ela grude na mão.

O ponto da massa vai depender muito da umidade do grão de bico, então pode ser que não seja necessário utilizar toda a farinha de arroz. Cuidado para que a massa não fique muito seca, pois isso a deixará quebradiça.

Quando chegar ao ponto, retire a massa do processador e descanse numa tigela coberta com plástico enquanto prepara o recheio.

Abra a massa com as mãos numa fôrma de fundo desmontável de aproximadamente 23 cm X 3 cm. Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 10 minutos. Reserve.

Modo de preparo do Recheio

Deixar a castanha de caju de molho na água morna por 20 minutos. Descartar a água.

Num liquidificador, bater a castanha de caju demolhada e o missô misturado à água até que vire uma pasta.

Adicionar o tofu e continuar batendo para que vire um creme, em seguida adicionar o feijão fradinho cozido e o azeite de oliva.

Por último, coloque a levedura nutricional, o sal e a pimenta do reino a gosto. Bata tudo até virar um creme liso e homogêneo.

Numa tigela, misturar o alho poró fatiado ao creme.

Preencher a massa pré-assada com o creme de alho poró e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

Cubra com um fio de azeite ao servir.

Receita da Iké Natural Comida Vegana – @ikenatural