ecocasa
Projeto vai contra a crença de que construções sustentáveis são mais caras. Foto: Marcos Bacon
- Publicidade -

Para muitas pessoas, o sonho da casa própria parece algo inatingível. Quando falamos em uma construção sustentável, com um projeto diferenciado desde o início, a ideia é que os valores sejam ainda menos acessíveis. Mas, esta ecocasa mostra que essas crenças podem ser desfeitas.

Feita com materiais naturais, projetada a partir de princípios bioclimáticos da arquitetura, de baixo custo e design moderno, a casa foi projetada para a produtora cultural Ana Paula e seu companheiro Jotappe, músico da banda Quarteto São Jorge. 

- Publicidade -
O terreno de 1.800 m² recebeu uma residência e uma área de eventos que somam de 285 m².Foto: Marcos Baco

Além do orçamento enxuto, um outro desafio foi incluir no mesmo espaço duas funções, a residência e um local de eventos culturais usado como fonte de renda pelo casal.

Graças a colaboração de uma equipe multidisciplinar de design e outros agentes da construção, coordenados pela Encaixe Soluções Alternativas, foi possível realizar uma residência com dupla função, em São Roque, à 70km da capital paulista.

Foto: Encaixe

Situada no cerne da Rota do Vinho, cercada por vinícolas, plantações de alcachofra e impressionantes fauna e flora, a residência desfruta do melhor de dois mundos, o conforto e conveniência da cidade e a bucólica e pacata vida no campo.

Menos impacto e mais eficiência

Mas como foi possível construir um sonho com baixo orçamento e levando em consideração as características específicas do lugar escolhido? Com o intuito de gerar o menor impacto e a maior eficiência foram usados materiais e mão de obra locais sob a metodologia do Design-Build.

A materialidade da casa é sustentável, pois apresenta uma manutenção fácil a médio e longo prazo, extrema eficiência do ponto de vista da limpeza cotidiana e baixo impacto socioambiental. Tudo isso foi possível através da fusão de metodologias convencionais e naturais, sempre considerando o que estava disponível na região e da capacidade de trabalho da mão de obra local.

Foto: Encaixe

A luz do sol e o céu também puderam entrar no projeto, graças a um espaço transformado em pátio central. A área foi coberta por uma clarabóia de 3×7 m garantindo luz natural no ambiente. 

A iluminação natural foi aproveitada no projeto. Foto: Marcos Bacon

O bambu usado na varanda, veio de um fornecedor da cidade vizinha, Ibiúna. “Além de ser um material natural extremamente resistente e maleável, o bambu é lindo”, explica Brianna Bussinger, Fundadora da Encaixe.

Os tijolos são ótimos isolantes térmicos e acústicos para os quartos. Foto: Marcos Bacon

Outras escolhas com impacto positivo foram os tijolos de solocimento, que garantem conforto térmico e acústico nos quartos, os blocos estruturais de concreto, que baratearam a construção das áreas molhadas, a taipa de pilão, produzida com terra do próprio terreno, que se integra organicamente com a paisagem local, unindo, estética, praticidade e conforto a responsabilidade ecológica.

E, além de utilizar a terra do próprio terreno para a construção das paredes de taipa de pilão, todas as madeiras da casa são de reuso. Foto: Marcos Baco

Outro exemplo é o ciclo das águas completo na propriedade (poço semi-artesiano, tratamento de esgoto com biodigestor e bacia de infiltração).  

Construir a própria casa

Foto: Encaixe

A construção se tornou ainda mais especial com a participação dos próprios moradores. Durante a execução da varanda de bambu, Ana Paula e Jotappe optaram por testar a vocação da casa para receber eventos realizando um curso de design e construção com bambu, os construtores e alunos participaram desde o projeto até a execução final desta incrível varanda.

ecocasa
Foto: Encaixe

Com a topografia acidentada, o terreno pode ser aproveitado para este mirante, voltado para onde o sol se põe. Uma área externa de 85 m² ficou reservada para este espetáculo diário.

Assista ao vídeo com a história desta construção a partir da visão do mestre de obras Altair Cabral

- Publicidade -