bobo vegetariano
Foto: Divulgação | Divino Fogão
- Publicidade -

Prato da culinária africana, o bobó é geralmente feito com camarão. Mas o CicloVivo já trouxe alternativas sem frutos do mar ou qualquer ingrediente de origem animal, é o caso do Bobó de Flor de Bananeira e o Bobó Vegano de Palmito. Nesta Segunda Sem Carne apresentamos mais uma opção, desta vez feita com shimeji.

Com a popularização da culinária asiática, alimentos como shimeji tornaram-se mais comuns no prato do brasileiro. Além de conquistar o paladar, suas propriedades nutritivas chamam cada vez mais atenção.

Um estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apontou que o shimeji é um cogumelo comestível com excelente valor nutritivo. Junto ao champignon e shiitake constituem um trio de alto teor de proteínas e fibras alimentares, além de conterem baixo teor de lipídeos.

- Publicidade -

Shimeji refogado na manteiga é a receita mais comum no Brasil – uma preparação que não leva mais de 10 minutos para ficar pronto. Mas, para uma Segunda Sem Carne especial, ensinamos abaixo como utilizar o cogumelo no preparo de um saboroso bobó. A receita é do Divino Fogão.

Bobó de shimeji na moranga

Ingredientes

1 moranga grande

200ml de leite de coco

1 colher de sopa de azeite de dendê

2 colheres de sopa de óleo composto

½ cebola picada

1 pimentão vermelho picado

100g de mandioca cozida amassada

½ talo de alho-poró picado

½ alga nori picada

1 colher de coentro picado

1 colher de sopa de sal

1 dente de alho picado

Pimenta biquinho para decorar

1 xícara de molho de tomate

400g de shimeji

Modo de preparo

Lave bem e asse a moranga inteira embrulhada em papel alumínio, em forno pré-aquecido a 180ºC, por 30 minutos. Em seguida, desembrulhe a moranga e corte a tampa dela. Tire as sementes sem desperdiçar a polpa. Raspe a polpa interior o máximo que der, sem romper a casca. Misture bem a moranga amassada com a mandioca amassada. Refogue a cebola, o alho picado, o alho-poró e os pimentões no óleo composto e azeite de dendê até dourar. Acrescente as algas, o leite de coco, o molho de tomates e deixe apurar. Bata a mistura no liquidificador e retorne para panela. Acrescente o shimeji e deixe cozinhar um pouco. Misture o purê e o restante dos temperos. Corrija o sal e sirva.

Rendimento: 8 porções.

- Publicidade -