- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, da prefeitura de São Paulo, por meio do projeto Ligue os Pontos, entregou certificados de produção orgânica para 13 agricultores familiares de Parelheiros, na zona sul. Os certificados foram emitidos pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e possibilitam o acesso a mercados, com a venda dos produtos em todo o Brasil, especialmente para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, e não apenas em feiras livres.

- Publicidade -

Os agricultores tiveram o acompanhamento da equipe do projeto por mais de um ano, e o IBD foi o responsável pelas auditorias e entrega dos certificados, oficializado pelo Ministério da Agricultura. Durante um ano, os produtores tiveram que comprovar, por exemplo,  que não utilizam adubo químico, fertilizantes ou agrotóxico para a produção dos produtos.

Para ter certificado de conformidade orgânica, também foi necessária a garantia da preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, uso saudável do solo, da água, do ar e redução de contaminação destes elementos. Todos os certificados possuem validade de 12 meses a partir da data de sua emissão, e deverão ser renovados todos os anos.

A entrega dos certificados potencializa as ações dos agricultores da região de Parelheiros, que concentra a maior área de preservação ambiental da região metropolitana. A cidade de São Paulo conta com uma zona rural prevista pelo Plano Diretor Estratégico e um programa que estimula a atividade agrícola e o respeito ao meio ambiente, interligando quem produz a quem consome.

O objetivo do programa Ligue os Pontos é fortalecer os agricultores, em especial familiares, com informação, conhecimento e habilidades, para que possam melhorar seus processos produtivos e aumentar seus rendimentos, particularmente, nas áreas de proteção aos mananciais situadas na região sul. Conectar a produção agrícola às demandas de mercado por meio da melhoria de processos ao longo da cadeia de valor da agricultura local é meta do projeto.

- Publicidade -

Da Prefeitura de São Paulo