A Prefeitura de Sorocaba, em São Paulo, realizou uma ação no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", na última segunda-feira (5). Trata-se do lançamento de uma descontraída campanha que visa integrar o tema da conservação da anta brasileira aos programas ambientais dos zoológicos do país.

A ação "Minha Amiga é uma Anta" foi lançada, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em um evento voltado aos zoos e aquários de todo o país. A iniciativa contou com a presença de Patrícia Medici, idealizadora da campanha e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), que desenvolve a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira.

A anta é um animal bastante inteligente e muito importante no processo de recuperação das matas, já que se alimenta de muitos frutos nativos, dispersando as sementes.

Existem apenas quatro espécies de anta no mundo e apenas uma delas é brasileira. Originalmente, a população de antas ocupava quase todo o país onde havia florestas. Entretanto, muitas delas já não existem e outras estão sendo destruídas pela ação humana.

Além da perda de espaço, a anta, por ser um animal de grande porte, sofre com a caça. "Por isso é muito importante campanhas como essa para garantir a preservação de um dos maiores mamíferos da América do Sul", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente da cidade.

A ação contou com a participação de 80 alunos da Escola Estadual Altamir Gonçalves, que tiveram a oportunidade de fazer uma visita monitorada especial, conhecendo o recinto reformado da anta e várias informações deste e de outros animais do Zoológico.

As informações são da Agência Sorocaba.

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.