- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se banhou nas águas de uma das praias do Golfo do México. A ação foi a maneira encontrada por ele para divulgar o turismo na região e mostrar que as águas estão limpas, mesmo após o vazamento de petróleo.

O banho era aguardado ansiosamente pela imprensa e se concretizou no último sábado (14), na praia do hotel em que a família Obama estava hospedada, em Panama City. O presidente e a filha caçula foram fotografados em um momento de descontração e as fotos foram publicadas pela Casa Branca, no portal Flickr.

A viagem à Flórida durou apenas dois dias, mas foi suficiente para Obama conversar com investidores locais, entender quais foram os reais impactos causados pelo vazamento, e incentivar o turismo no estado. Ele garantiu que não descansará enquanto todos os danos causados pelo vazamento sejam reparados.

- Publicidade -

"Quero ressaltar que como resultado dos esforços de limpeza, as praias de toda a costa do Golfo do México estão limpas, seguras e estão totalmente abertas ao público". Esta foi a declaração dada pelo presidente estadunidense no anúncio em que explicou o motivo de sua viagem.

A área aberta à pesca ainda não foi totalmente liberada, mas o intuito do governo é que esse objetivo seja alcançado até a próxima semana. Em relação às multas pagas pela petroleira British Petroleum, o presidente foi enfático e garantiu que não tolerará nenhum atraso no pagamento. O valor das multas deve chegar a US$ 20 bilhões.

Com informações do Estadão e da Agência EFE

+ BP consegue, finalmente, conter vazamento de petróleo no Golfo do México

+ Confira a galeria de fotos: O vazamento de óleo da British Petroleum

- Publicidade -