Organização já plantou 2 milhões de árvores no Brasil

A ong ambiental Iniciativa Verde comemora no Dia Mundial do Meio Ambiente o marco atingido.

plantio mulheres

Os projetos de restauração florestal da Iniciativa Verde plantou 1.246 hectares, muitos por meio de financiamento voluntário, envolvendo centenas de empresas, pessoas físicas, proprietários, posseiros, diversos órgãos públicos e prestadores de serviço.

Os plantios foram feitos em regiões estratégicas, visando o desenvolvimento de infraestrutura verde e a melhoria dos serviços ambientais na Mata Atlântica e na Amazônia. Estima-se que as 2.077.082 árvores irão estocar 398.320 toneladas de carbono da atmosfera.

A organização do terceiro setor, que bateu em 2014 o marco de 1 milhão de árvores plantadas na Mata Atlântica, continua com atividade de fomento à redução de emissões dos gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global. Além de reter o carbono disponível na atmosfera, as árvores nativas contribuem para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da conservação do solo. Como os trabalhadores do campo são os contratados para fazerem os plantios, as árvores ainda têm o valor social de gerar renda no campo.

Foto: Iniciativa Verde/Divulgação

Como é feito o plantio

A maioria das árvores é plantada em áreas ciliares, onde há curso de água, degradas dentro da Mata Atlântica. Geralmente, os próprios moradores rurais da região fazem o plantio com acompanhamento técnico da Iniciativa Verde. Durante dois anos, os técnicos da instituição realizam a manutenção do plantio (controle das espécies invasoras, combate a pragas, replantio se necessário). Após esse tempo, monitora-se anualmente a recomposição. Com o passar do tempo, as árvores começam a recompor a área desmatada: atraem os animais nativos, evitam a erosão do solo, preservam a água e dão abrigo para outras espécies de plantas.