- Publicidade -

Desmatamento na Amazônia fecha o mês de junho com redução de 58%, diz Inpe

O desmatamento na Amazônia fechou o mês de junho com resultado positivo. Conforme dados divulgados pelo Inpe, a devastação na região amazônica teve queda de 58% em relação ao mês de junho do ano passado.

O desmatamento na Amazônia fechou o mês de junho com resultado positivo. Conforme dados divulgados pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), a devastação na região amazônica teve queda de 58% em relação ao mês de junho do ano passado.

- Publicidade -

Conforme divulgações do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil tem grandes chances de fechar o ciclo de 2009 e 2010, com queda recorde na quantidade de área devastada. O calendário do desmatamento é calculado entre os meses de agosto e julho, do ano seguinte, portanto ainda faltam os resultados de julho para fecharmos mais um ciclo.

Os dados para efetivação dos cálculos dependem ainda dos números de julho deste ano. Porém, até junho, os dados no Inpe mostravam redução de 49% no desmatamento, em relação ao mesmo período do ano anterior.

As medições do Inpe, no entanto, não são consideradas oficiais. O sistema que controla a taxa anual de desmate é o Prodes (Projeto de Monitoramento de Desflorestamento na Amazônia Legal), que faz o controle através da análise de pequenas áreas, por isso, oferece informações mais precisas.

A avaliação do Inpe é feita por imagens de satélite, que podem variar de acordo com as condições climáticas do dia e local. Os números oficiais, fornecidos pelo Prodes serão apresentados somente em agosto. Enquanto isso, o que sabemos é que a região do Pará foi a mais devastada durante o mês de junho e as pequenas propriedades rurais são as principais responsáveis por essas perdas florestais.

- Publicidade -

Com informações do Estadão

+ Entenda as mudanças criadas por Aldo Rebelo para o Código Florestal

+ União Européia vai proibir comércio de madeira ilegal

- Publicidade -