Chamou atenção uma recente descoberta de espécie anfíbia parecida com um personagem infantil. Trata-se de uma perereca que é “a cara” do Kermit, de “Os Muppets” – mais conhecido no Brasil como Caco.

A espécie foi descoberta pelos pesquisadores Brian Kubicki, Stanley Salazar e Robert Puschendorf, do Centro de Pesquisas em Anfíbios da Costa Rica. Em homenagem à mãe de um dos estudiosos (Janet Diane Kubicki), a perereca foi batizada como Hyalinobatrachium dianae.


Foto: Brian Kubicki/ Costa Rica Amphibian Research Center

Descoberta nas encostas do Caribe na Costa Rica, o que mais chamou atenção dos que nem mesmo se interessam pelo reino animal foram os olhos esbugalhados e a pupila horizontal. Para reforçar as comparações, a tonalidade da pele também se aproxima muito da cor do boneco. Confira aqui os detalhes da descoberta.

A espécie pertence a família Centrolenidae e é também conhecida como sapo transparente por ter a parte inferior translúcida, o que possibilita observar os órgãos internos do animal.

Medindo pouco mais de dois centímetros, ela indica que não há muita contaminação no local, sendo um bom sinal para o ecossistema. Segundo o Costa Rica Amphibian Research Center, a última vez que um “sapo transparente” foi descrito na Costa Rica foi por volta de 1973.


Foto: Brian Kubicki/ Costa Rica Amphibian Research Center

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.